Espírito Santo investiga se mais pessoas foram afetadas por contaminação em hospital

Secretaria de Saúde do ES investiga se mais pessoas foram contaminadas em hospital
A Secretaria de Saúde do Espírito Santo investiga se mais pessoas foram contaminadas no Hospital Santa Rita, referência no tratamento de câncer no estado.
Três funcionários do hospital estão na UTI. Outros cinco seguem internados em enfermarias.
Neste sábado (25), a secretaria passou a monitorar mais dez pessoas. São pacientes e acompanhantes que apresentaram os mesmos sintomas dos funcionários contaminados.
“Muita dor de cabeça, dor nos olhos, febre e dor no corpo. Estava muito ruim com muita falta de ar”, disse Bianca Brum, uma das pessoas que acompanhavam pacientes.
Até agora, 26 funcionários foram contaminados. Todos trabalhavam na mesma ala do hospital. A secretaria investiga se a contaminação foi causada por fungo ou bactéria.
“Foram recolhidas amostras de sangue, amostras de urina, exames pulmonares também foram feitos, inclusive de lavagem pulmonar, e também amostras ambientais. Água dos bebedouros, passamos swab também nos aparelhos de ar-condicionado e em superfícies, mesas, camas hospitalares, lençóis, travesseiros”, disse Tyago Hoffmann, secretário de Saúde do Espírito Santo.
O caso mais grave é de uma técnica de enfermagem de 48 anos que segue entubada na UTI. As autoridades de saúde do Espírito Santo recomendaram que os hospitais reforcem as medidas sanitárias e a higienização.
O Hospital Santa Rita é referência no tratamento de câncer no Espírito Santo. Por causa da contaminação, o hospital ampliou os protocolos de segurança. O uso de máscara é obrigatório para todos que circulam na unidade.
“Essa ala do hospital foi passada por um processo de higienização, todos os ares-condicionados foram higienizados, filtros trocados, torneiras trocadas. Nesse momento, a gente transferiu os pacientes para outra ala para que essa ala epicentro, vamos chamar assim, seja completamente higienizada”, disse Carolina Salume, coordenadora de controle de infecção do Hospital Santa Rita.
LEIA TAMBÉM:
Contaminação misteriosa em hospital no ES: o que se sabe até agora
‘Muita falta de ar’, diz vítima de contaminação misteriosa que atingiu 26 funcionários de hospital no ES

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *