Espumante X Prosecco X Champagne X Cava: entenda as diferenças


Quando falamos de vinhos borbulhantes, é comum ouvirmos os nomes espumante, champagne e cava como se fossem sinônimos. Sem contar que, com frequência, Prosecco é usado como substituto de espumante. Nada podia ser mais errado.
Embora todos tenham em comum as borbulhas (ou perlage), há diferenças importantes entre eles. Vamos entender.
O que é espumante?
Espumante é um termo genérico usado para qualquer vinho com gás carbônico (as borbulhas) naturalmente produzido durante a fermentação. Ele pode ser branco, rosé ou até tinto, como o surpreendente espumante português Messias Extra Brut Tinto: complexos com notas de frutos secos e em compota, com toques herbáceos, combina com carnes assadas como o famoso leitão à Bairrada.
Espumantes são produzidos no mundo todo: da Itália, França, Espanha, Portugal e Argentina. O Brasil é também um excelente país produtor, com belos rótulos oriundos especialmente na Serra Gaúcha. É lá que nascem, por exemplo, os espumantes Viva La Vida.
Métodos de produção do espumante
Existem dois métodos para a produção de espumantes. O Tradicional, também conhecido como Clássico ou Champenoise, pois é o mesmo utilizado também para o Champagne. Este método prevê a segunda fermentação na garrafa – que transforma açúcares em dióxido de carbono, gerando as deliciosas bolhas.
As uvas utilizadas variam, dependendo do país e do estilo.
O segundo método é o Charmat, em que a segunda fermentação não ocorre na garrafa, mas em tanques de aço inox, um sistema mais rápido e barato.
Resumindo: todo champagne e cava são espumantes, mas nem todo espumante é champagne ou cava.
O que é Champagne?
Champagne é um tipo de espumante produzido exclusivamente na região de Champagne, no norte da França. A produção segue regras muito rígidas sobre envelhecimento do vinho, prensagem e fermentação das uvas, só para citar alguns.
O único método de produção é o Tradicional (Champenoise) e as uvas permitidas são Chardonnay (branca), Pinot Noir (tinta) e Pinot Meunier (tinta).
Resumindo: o Champagne é um espumante francês de luxo e fama mundial. Entre as características típicas estão acidez alta, complexidade, sabores e aromas cítricos, de maçã e panificação, como brioche e manteiga.
Pela alta qualidade e a demora e complexidade do método de produção, o Champagne é um vinho que possui alto valor agregado. Para os amantes desta bebida, a boa notícia é que existem champagnes de excelente custo-benefício, como os da linha Mandois.
O que é Cava?
Cava é o espumante produzido na Espanha, principalmente na região da Catalunha, também com método tradicional. A região principal é a de Penedès (na Catalunha), mas pode ser elaborado em outras regiões autorizadas.
As uvas típicas são Macabeo, Xarel-lo e Parellada, mas também podem ser usadas uvas internacionais, como Chardonnay e Pinot Noir.
Em geral, os Cavas são vinhos elegantes, saborosos e de aromas frutados, com algumas notas de panificação e amanteigadas. Existem cavas secos, demi-sec e doces, a depender do grau de açúcar, que oferecem diferentes possibilidade de harmonização.
Um dos produtores mais renomados é o Don Román, localizado em Penedès, que produz espumantes de excelente custo-benefício.
Resumindo: o Cava é o “champagne espanhol”, com bom custo-benefício e qualidade crescente.
O que é Prosecco?
Prosecco é um tipo de espumante italiano produzido no nordeste da Itália (regiões de Vêneto e Friuli-Venezia Giulia), numa subregião de produção chamada Prosecco.
Devido ao sucesso que alcançou mundialmente nas últimas décadas, o Prosecco virou sinônimo de espumante. De fato, o Prosecco é um espumante, mas é apenas um tipo.
O Prosecco deve ser elaborado com pelo menos 85% da uva branca Glera – as uvas Verdiso, Bianchetta Trevigiana, Perera, Glera lunga, Chardonnay, Pinot Bianco, Pinot Grigio e Pinot Nero não podem ultrapassar 15 %.
O método de fermentação é o Charmat, com a segunda fermentação em tanques de inox. O Prosecco é um espumante delicado e perfumado, fácil de beber e perfeito para brindar ou acompanhar comidas variadas.
No Brasil, estão disponíveis os espumantes italianos Voga, vinícola especializada em vinho sofisticados e de alta qualidade.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *