Estudante que trocou ‘Up: Altas Aventuras’ por ‘Altas Horas’ no Enem se desesperou com erro: ‘Pensei que ia zerar’

Estudante troca ‘Up: Altas Aventuras’ por ‘Altas Horas’ na redação do Enem
A estudante Raquel Fernandes, de 16 anos, que confundiu o filme “Up: Altas Aventuras” com o programa “Altas Horas” na redação do Enem 2025, disse que se desesperou ao perceber a troca nos nomes pois pensou que iria zerar a redação.
“Na hora, eu entrei em um desespero tão grande, que comecei a chorar pensando que ia zerar a redação. O famoso ditado: eu pensei que ia arrasar na prova, mas a prova que arrasou comigo”, disse ela.
Após o fim da prova, a estudante percebeu, ao conferir o caderno, que trocou o nome do filme utilizado como repertório na redação. O namorado dela, o estudante Júlio Inglês, de 18 anos, decidiu fazer um vídeo contando o caso e publicou nas redes sociais.
“Eu esperei três horas para ela pegar o caderno, que eu saí cedão. Aí ela fez: ‘Deixa eu ler minha redação para tu… não tem aquele filme do velhinho do balão? ‘Altas Horas’. Era ‘Up: Altas Aventuras’, ela botou ‘Altas Horas'”, diz Júlio no vídeo, enquanto Raquel ri.
Rascunho da redação em que estudante confundiu “Up: Altas Aventuras” com “Up: Altas Horas”
Raquel Fernandes/Arquivo pessoal
A candidata relatou que, ao ler o tema da redação, que foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, lembrou da história de “Up: Altas Aventuras”, mas confundiu o nome do filme. Na animação lançada em 2009, Carl Fredricksen, um viúvo de 78 anos, decide realizar o sonho de sua falecida esposa, Ellie, de visitar o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Para isso, ele amarra milhares de balões à sua casa, fazendo-a voar.
“Assim que li o tema da redação, pensei: ‘esse tema se encaixa muito bem com esse filme’, porque conta a história de um idoso que tenta levar a vida após perder sua esposa, só que eu citei ‘Up: Altas Horas’, e não ‘Up: Altas Aventuras'”.
Raquel e Júlio fizeram o Enem no mesmo local de prova. Ela pela primeira vez. Os dois querem cursar uma graduação na área da saúde, primordialmente medicina. Ao g1, a candidata relatou que percebeu o equívoco somente após o fim da prova e que ficou desesperada.
“Eu achei que tinha ido muito bem na redação, até ir contar feliz pro meu namorado, até ele dizer que o nome do filme era “Up: Altas Aventuras” e não “Up: Altas Horas”, na hora ele entrou em uma crise de riso e eu fiquei desesperada”, disse Raquel.
Casal fez prova do Enem no mesmo local
Arquivo pessoal/Júlio Inglês
Professora de redação tranquiliza
Apesar da confusão, se o candidato fez a contextualização correta entre o tema e a obra, errar o nome do filme ou livro não prejudica a nota da redação, de acordo com a professora de redação Lorena Leon.
“Não há nada que possa penalizá-la dentro dessa perspectiva se ela tiver feito uma contextualização que vai ao encontro do enredo do filme”.
Assista ao trailer do filme ‘Up – Altas Aventuras’
Estudante cita ‘Altas Horas’ em vez de ‘Up, Altas Aventuras’ na redação do Enem e vídeo viraliza
Divulgação
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *