Estudantes de Piracicaba criam aparelho que monitora idosos e avisa familiares em caso de queda


Estudantes de Piracicaba criam aparelho que avisa familiares sobre quedas de idosos
Estudantes de Piracicaba (SP) desenvolveram um aparelho que notifica familiares por mensagem no celular em caso de quedas de idosos. A ideia do projeto, que recebeu o nome de Proximus, surgiu após uma queda sofrida pela avó de um dos alunos.
Agora, a iniciativa está na semifinal do Solve for Tomorrow Brasil, que estimula estudantes a criar soluções para problemas reais.
O protótipo foi criado pelos alunos João Gustavo dos Santos Almeida, Akyles Scatina, Giovana Cristina Müller Longo e Rafael Fernando Garcia, do 2º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Coronel Fernando Febeliano da Costa.
📲 Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Dispositivo criado fica em uma pochete que é presa no corpo da pessoa a ser monitorada
Acervo pessoal
“Essa ideia veio através de uma vivência minha. Eu tenho uma avó que já é de idade, só que a minha família não tem condição de contratar um cuidador. Então, o que acontecia? Alguns dos meus tios acabavam cuidando dela, só que na hora de trabalhar, ela acabava ficando sozinha. […] Aconteceu que um dia ela acabou caindo. E ela ficou deitada por um bom tempo. E esse tempo que ela não conseguiu ser socorrida, acabou deixando mais grave a situação”, contou João Gustavo.
Para criar o aparelho, os alunos usaram sensores. Um deles é o giroscópio, que detecta a inclinação. Outros, monitoram os sinais vitais da pessoa. Esses dispositivos foram colocados em uma pochete, que precisa ser carregada pelo idoso ao longo do dia para que ele seja monitorado.
Caso os sensores detectem uma possível queda, uma mensagem será enviada para um familiar da pessoa monitorada, por meio do aplicativo Telegram.
“Quando ocorre essa possível queda, tem um vibracall que vibra para a pessoa que está com o dispositivo confirmar se realmente ocorreu uma queda ou não. Caso ela não confirme, fica entendido que ela caiu. Aí, vai enviar uma mensagem para o Telegram do familiar avisando que pode ter acontecido uma queda”, detalha Akyles.
Se for um alarme falso, há um botão no aparelho para que o idoso avise que está tudo bem.
O objetivo, caso o grupo avance para a final na Solve For Tomorrow, é aprimorar o projeto e fazer o monitoramento com uso de uma pulseira, ao invés de uma pochete.
Dispositivo envia mensagem a familiares em caso de suspeita de queda
Acervo pessoal
Descoberta de vocação
Akyles afirma que, com o projeto, descobriu que tem interesse na área.
“Antes desse projeto, eu estava um pouco perdido em relação ao que eu queria fazer, em relação ao meu futuro. […] E ele abriu um pouco a minha mente, o que eu quero na vida, me deu uma direção, um direcionamento maior”.
“Às vezes, parece algo muito longe da nossa realidade. Mas, pelo menos, para mim, foi muito gratificante. Eu sou muito grato por essa oportunidade que o Solve Tomorrow deu para o nosso projeto. E está me ajudando a melhorar tanto no âmbito acadêmico como pessoal”, afirmou João Gustavo.
Projeto foi desenvolvido por alunos do ensino médio de Etec de Piracicaba
Acervo pessoal
Trabalho em equipe
Para o professor orientador do grupo, Marcos Anibal da Cunha, o sucesso do projeto está ligado, principalmente, ao trabalho em equipe dos estudantes.
“Eles distribuíram as atividades, faziam reuniões para estar deixando todo mundo sabendo do que está acontecendo em cada parte, e abriam para sugestões entre eles. Então, eu acho que por isso o projeto está andando muito bem”.
Não há uma previsão de disponibilização do aparelho criado pelos estudantes para compra e uso pela população. Mas é um desejo deles para o futuro.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *