Eu Te Explico #159: Educação antirracista e o papel de pessoas negras e não negras na luta por direitos


No Dia Nacional da Consciência Negra, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, o podcast Eu te explico traz um episódio especial sobre representatividade, racismo, educação antirracista e o papel de pessoas negras e não negras na luta por direitos.
A apresentadora Camila Oliveira aborda a temática com a professora e escritora Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti pela obra “Como Ser um Educador Antirracista”.
🎧 PODCAST: ouça mais episódios do Eu Te Explico
Camila Oliveira entrevista Bárbara Carine no podcast Eu Te Explico
Reprodução/TV Bahia
Nascida no bairro da Fazenda Grande do Retiro, em Salvador, a educadora fundou a escola Maria Felipa, primeira unidade de ensino afro-brasileira registrada em uma Secretaria de Educação do Brasil.
Com mais de 670 mil seguidores em uma rede social, Bárbara Carine é conhecida como “Uma intelectual diferentona”, e usa o perfil para compartilhar vídeos em que analisa assuntos do cotidiano e discute racismo, política, educação e outros temas sociais.
Professora há mais de 15 anos, Bárbara é formada em Química e em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), além de ser mestre e doutora em Ensino de Química.
🎧 Ouça também…
REPRESENTATIVIDADE: Pretas que inspiram – a importância das mulheres na luta antirracista
CEMITÉRIO DE ESCRAVIZADOS: corpos negros foram descartados e história apagada
CONFRONTOS: tensionamento entre indígenas e produtores rurais
Você pode ouvir o Eu Te Explico no g1, GloboPlay, Spotify, Deezer e Amazon Music. Siga o Eu Te Explico para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
🎧 Veja trechos do episódio #159 do Eu Te Explico
🎧 VÍDEOS: Cortes do Eu Te Explico
Podcast Eu Te Explico
Produção e edição: Natally Acioli
Coordenação: Ailma Teixeira e Jade Coelho
Roteiro e apresentação: Camila Oliveira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *