Ex-estudantes de escola de Sorocaba (SP) se reencontram em sala de aula após 35 anos
Arquivo Pessoal
Nostalgia, emoção e muitas lembranças marcaram um grupo de ex-estudantes da Escola Estadual Professor Genésio Machado, de Sorocaba (SP), nesta quarta-feira (24). Após 35 anos, eles se reencontraram na sala de aula onde estudaram em 1990, quando concluíram o Ensino Fundamental.
O grupo, composto por dez pessoas, ficou por muito tempo afastado, mas a união foi revitalizada a partir de 2021. “Nos reencontramos e não nos largamos mais. Agora, conseguimos reunir todos no ambiente onde nos conhecemos. Com certeza, são muitas emoções”, diz a autônoma Renata de Araujo.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Juntos, eles percorreram os corredores da escola, foram até as salas onde estudaram e reviveram muitas experiências da turma de 36 alunos. “Um sentimento de voltar ao tempo mesmo”, afirma.
Nas conversas e nas lembranças, surgiram as brincadeiras e as características de alguns professores. Renata também recorda os tempos em que havia um ato cívico toda sexta-feira na escola e eles cantavam o Hino Nacional.
“Lembrar das merendas que eram servidas. As salas de cada disciplina — naquela época os alunos mudavam de sala — vimos a sala onde foi nossa primeira série, as escadarias… Lembrar das brincadeiras de queimada e pular corda no pátio, a cantina, onde nem sempre tínhamos dinheiro para comprar. É tanto sentimento misturado… Valeu demais essa experiência”, diz.
Ex-estudantes de escola de Sorocaba (SP) se reencontram em sala de aula após 35 anos
Arquivo Pessoal
A diretora da escola, Fabiana Chaves Lopes Alves, também faz parte do grupo.
“É um grupinho que guarda muitas memórias da escola. São memórias boas, e a nossa visita só trouxe momentos bons, agradáveis, boas lembranças de professores, de situações, do horário da merenda, quando brincávamos de queimada na hora do lanche, na cantina, no palco. Então, foi um momento muito importante para nós. Foi bem emocionante, uma experiência incrível”, comenta.
Eles também perceberam algumas diferenças no velho cenário.
“Foi como reviver os momentos de alegria, descoberta. Chegamos à escola e já notamos que aquela escada nos parecia muito maior na época e que algumas coisas mudaram fisicamente na escola, coisas que não existiam em nossa época”, conta Helton de Bernardi Pizol. Ele mora na Alemanha e, na escola, esteve acompanhado da esposa, Alexandra Albl.
Ex-estudantes de escola de Sorocaba (SP) se reencontram em sala de aula após 35 anos
Arquivo Pessoal
Helton que tomou a iniciativa de reunir o grupo na escola. “Eu venho uma vez por ano ao Brasil e todas as vezes nos encontramos em algum bar ou restaurante. Desta vez, resolvemos ir à escola. Eu sugeri isso no grupo de WhatsApp, pois achei que seria emocionante nos encontrarmos na escola, já que foi lá que tudo começou”, conta.
O encontro durou cerca de uma hora. Mas as recordações devem durar ainda mais do que os 35 anos que separaram o grupo da antiga sala de aula e dos abraços fraternos de conforto, confiança e amizade.
Confira outros destaques do g1:
g1 em 1 minuto: acervo de colecionador ajuda a preservar a memória do rádio
Dia Nacional do Rádio: acervo de colecionador do interior de SP ajuda a preservar a memória do veículo
Aluno de escola pública de Ibitinga conquista 1º lugar em programa de intercâmbio e vai estudar no Reino Unido
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM