Projeto simula acidente para conscientizar motoristas sobre o uso do celular ao volante
Infrações de motoristas são as principais causas de acidentes de trânsito da região de Campinas (SP). Os dados são do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP). Excesso de velocidade segue sendo a principal causa de acidentes, na comparação com o período entre janeiro e agosto de 2024.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Avanço de semáforo, falta de cinto de segurança, álcool e direção, uso de celular e falta de uso de capacete são infrações que cresceram em porcentagem comparados ao ano passado, segundo o levantamento. Confira abaixo.
Pontuação
O advogado especialista em trânsito Oswaldo Redaelli Filho, explica como o critério de pontuação para autuar as infrações – que mudou entre 2021 e 2022 – colaborou para o aumento das infrações.
“Nós tínhamos antigamente 20 pontos para tudo. Hoje, nós temos critério de 40 pontos, 30 pontos e 20 pontos. Se você não tiver multa gravíssima, você pode chegar até a 40 pontos, ou seja, o dobro do que era. Então, o que o condutor faz? Ele chega até o seu limite. Com isso, é um grande fator que o número aumentou substancialmente”, explica o advogado.
Homens de 26 anos
No último dia 18, o g1 mostrou que homens com 26 anos concentram maior número de mortes em acidentes de trânsito da região de Campinas. No período, foram registrados óbitos de pessoas com idades entre 2 e 94 anos. As vítimas do sexo masculino respondem por 81,4% do total.
Entre 1º de janeiro e 31 de agosto, 758 pessoas morreram em acidentes em ruas, avenidas e rodovias que cortam as 90 cidades que formam a região administrativa de Campinas.
Segundo o Infosiga, foram 20 mortes de pessoas do sexo masculino com 26 anos. Logo na sequência, com 19 óbitos, estão homens com 37 anos. – veja gráfico abaixo.
Leia mais:
Homens de 26 anos concentram maior nº de mortes em acidentes de trânsito da região de Campinas
Acidentes na região
O Infosiga mostra que, considerados todos os sinistros de trânsito (fatal e não fatal), quatro em cada dez condutores envolvidos têm entre 18 e 24 anos.
🔎 Sinistro fatal: sinistro de trânsito que resulta em pelo menos um óbito, considerado aquele ocorrido até o 30º dia após o sinistro, em decorrência direta do evento.
🔎 Sinistro não fatal: sinistro de trânsito em que houve pelo menos uma vítima ferida e não houve vítima fatal.
Dos 4.686 registros de ocorrências na região administrativa de Campinas de janeiro a agosto, 1.082 foram de motoristas com idades entre 18 e 24 anos, e 837 com condutores entre 25 e 29 anos – veja gráfico abaixo.
Região Administrativa de Campinas
A Região Administrativa de Campinas considerada pelo Infosiga é formada por 90 municípios. São eles:
Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Analândia, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Brotas, Cabreúva, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Casa Branca, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Cosmópolis, Divinolândia, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeúna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itirapina, Itobi, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Leme, Limeira, Lindóia, Louveira, Mococa, Mogi Guaçu, Moji Mirim, Mombuca, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d”Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antonio de Posse, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tapiratiba, Torrinha, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo.
Acidente entre dois caminhões deixou uma pessoa morta em Campinas
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.