Fábrica de gelo irregular há 13 anos é interditada em Feira de Santana


Fábrica de gelo foi interditada em Feira de Santana
Renata Leite
Uma fábrica de gelo que estava irregular desde 2012 foi interditada por fiscais da Vigilância Sanitária na quinta-feira (9), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. A medida foi tomada após uma vistoria realizada na segunda (6), que constatou diversas irregularidades nas instalações do local.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o nome da empresa não foi divulgado, mas os responsáveis já haviam recebido diversas notificações durante os anos para corrigir falhas estruturais e documentais. No entanto, as adequações não foram feitas.
Durante a última vistoria, realizada no dia 6 de outubro, os fiscais encontraram materiais em desuso, embalagens plásticas inadequadas e reutilizadas para o armazenamento de gelo, além de equipamentos e estruturas de produção ainda instalados, mesmo após o proprietário afirmar que o local não estava em funcionamento.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
Ao retornarem na quinta-feira, com o termo de interdição, os agentes constataram que sacos plásticos continuavam sendo reutilizados e amontoados, além de que havia equipamentos enferrujados e em condições insalubres no imóvel.
Ainda conforme a vigilância, o proprietário afirmou que não realizou as adequações porque está com irregularidade no pagamento do IPTU.
Fábrica de gelo foi interditada após irregularidades
Renata Leite
Segundo Thaís Marques, chefe da Vigilância Sanitária, a medida tem caráter preventivo e busca garantir a segurança sanitária e a saúde da população.
“A interdição foi necessária para que o proprietário realize todas as adequações e possa retomar as atividades de forma legal e segura. Nossa prioridade é proteger a saúde da população, já que o gelo é composto 100% por água e, quando produzido sem controle sanitário, pode representar risco à saúde”.
O caso é acompanhado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) desde 2023, após uma denúncia feita pela Embasa sobre a potabilidade da água utilizada na produção do gelo. O estabelecimento permanecerá interditado até que as exigências sejam cumpridas.
Fábrica que estava irregular há 13 anos foi interditada em Feira de Santana
Renata Leite
LEIA MAIS:
Fábricas de temperos são interditadas na Bahia após fiscais encontrarem fezes de ratos
Cem quilos de carne infectada com tuberculose bovina são apreendidos em cidade da Bahia
Operação contra comércio ilícito de ferro-velho apreende arma e interdita estabelecimento em Salvador
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Fábricas clandestinas de temperos são alvo de fiscalização
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *