Família denuncia que adolescente autista foi agredido por colegas em escola estadual de Sorocaba


Cordão de identificação do transtorno do espectro autista (TEA)
Prefeitura de Dracena (SP)
A família de um adolescente de 12 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), registrou um boletim de ocorrência alegando que o jovem foi agredido na quinta-feira (11) nas dependências de uma escola estadual da zona leste de Sorocaba (SP).
Antes da agressão, de acordo com pai da vítima, o adolescente teria sido alvo de piada. “Além do ato preconceituoso, eles o agrediram na saída para almoço no corredor descomunalmente deixando marcas de escoriações no peito, barriga e nas costas”, diz.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Ainda de acordo com o pai, o adolesceste chegou a ter sangramento após as agressões. “Sangrou muito na hora e bateram feio no nariz. Uma agressão covarde em que finalizou após alguns amigos de outra sala pegar ele e levar amparado no ombro pelos amigo até próximo à diretoria. Então, só aí que foi dado atenção para ele.”
Com a situação, após o registro do boletim de ocorrência, foi pedido um exame corpo delito. O objetivo é constatar a lesão corporal.
O pai promete tomar medidas. “Nessa semana iniciarei o processo de responsabilidade do Estado de SP na esfera cível e estou procurando a Ouvidoria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para solicitar a abertura de processo administrativo disciplinar para responsabilizar diretora e funcionários pela omissão do dever de cuidado junto ao meu filho”, alega.
O que diz o estado
A Secretaria de Educação de São Paulo afirmou nesta terça-feira (16) que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, “a direção da escola acolheu o aluno e adotou todas as providências necessárias. Os responsáveis pelos estudantes envolvidos no conflito foram chamados para uma reunião de mediação”.
Disse também que o caso foi registrado na plataforma do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva-SP), e a escola intensificará ações voltadas à promoção da cultura de paz. “O profissional do programa Psicólogos nas Escolas está à disposição dos estudantes para oferecer suporte”, garante.
Confira outros destaques do g1:
g1 em 1 minuto: Sorocaba tem uma farmácia para cada 2 mil habitantes
Sorocaba tem uma farmácia para cada 2 mil habitantes; veja mapa
De Quito a Presidente Prudente: conheça o médico equatoriano que escolheu o interior de SP para construir carreira e família
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *