
Dia de Finados 2025 no Cemitério São José, em Macapá
Josi Paixão/g1
Centenas de pessoas passaram pelo Cemitério São José, em Macapá, neste domingo (2), para prestar homenagens aos entes queridos no Dia de Finados. Desde as primeiras horas da manhã, famílias chegaram ao local com flores, velas e orações, em um clima de respeito e saudade.
A Prefeitura de Macapá organizou uma força-tarefa para preparar o espaço. Equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) realizaram serviços de limpeza, capina e manutenção nos dias que antecederam a data.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
Todos os anos, os cemitérios da capital recebem pessoas que buscam neste dia, homenagear aqueles que já se foram, mas que ocupam um lugar especial no coração dos que ficaram.
Homenagens
Roberto Nascimento de Sousa visita o túmulo da espoca há mais de 10 anos.
Josi Paixão/g1 Amapá
Seu Roberto Nascimento todos os anos visita o túmulo da esposa que faleceu há 13 anos. Ele conta que tem o compromisso de cuidar dela, mesmo tendo que lidar com o luto.
“Todo ano eu venho aqui, cuidar dela. Ela sempre cuidou de mim e agora é a minha vez de retribuir. Vou fazer isso enquanto eu tiver vida”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Ibama e ribeirinhos protegem cerca de 200 mil ovos de tartarugas na foz do rio Amazonas
Mulher de 32 anos é morta pelo ex-marido na Zona Sul de Macapá; suspeito foi preso
Jovem que se mudou do Amapá para o RJ relembra dia de megaoperação: ‘foi assustador’
Segurança
Guarda Civil Municipal de Macapá realiza segurança nos cemitérios da capital.
Josi Paixão/g1 Amapá
A segurança foi reforçada pela Guarda Civil Municipal, que atuou com patrulhamento preventivo e apoio de videomonitoramento. A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) também fez alterações no tráfego da região, bloqueando parte da rua Henrique Galúcio para garantir a segurança de pedestres e comerciantes.
Comércio
Ceará Gonçalves Borges, empreendedor em Macapá
Josi Paixão/g1 Amapá
Os empreendedores também aproveitam a data para comercializar produtos como: arranjos de flores e velas no entorno dos cemitérios.
“Já faz muito tempo que trabalho nessa data por aqui. Comecei no início da semana a vender e estou vendendo bastante, graças a Deus. As pessoas que vem fazer homenagens, sempre passam por aqui e lembram do nosso trabalho”, contou o vendedor de flores, Ceará Borges.
O Cemitério São José é um dos mais tradicionais da capital e, no Dia de Finados, se transforma em um espaço de memória e reencontros familiares. A movimentação foi tranquila e sem registro de ocorrências graves.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: