Fazenda Barra Mansa está localizada no Rio Negro, região do Pantanal de MS, em Aquidauana.
Reprodução/Redes Sociais
O acidente aéreo que matou o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, os cineastas Luiz Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros, aconteceu na área da fazenda Barra Mansa, em Aquidauana (MS).
A fazenda está localizada a cerca de 110 Km do município e fica em região de díficil acesso, segundo informou o Corpo de Bombeiros. O trajeto, que dura mais de 3 horas, é feito totalmente em estrada de chão e, conforme os bombeiros, por conta da seca no Pantanal, a estrada está arenosa e com relevos que dificultam o deslocamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A aeronave caiu ao lado da pista de pouso e explodiu após a queda e as buscas e resgates duraram cerca de 9 horas, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Aquidauna
O g1 não conseguiu contato com a adminsitração da fazenda Barra Mansa até a última atualização desta reportagem.
Região turística
A fazenda onde a aeronave caiu está localizada às margens do Rio Negro, no Pantanal sul-mato-grossense, em Aquidauana. Por conta da paisagem característica do bioma, com diversidade de espécies de fauna e flora, a região atrai turistas do mundo todo. A fazenda, fundada em 1940, atua no setor do turismo desde 1996.
A fazenda também está inserida em um dos cenários onde foram gravadas as duas versões da novela Pantanal, exibida pela Rede Globo originalmente em 1990 e regravada em 2022.
O acesso é feito por estrada de terra, com duração de 3h30 a partir de Aquidauana e, 5h30 a partir de Campo Grande. As condições da estrada variam conforme o período do ano, com o trajeto alagando durante a cheia (de dezembro a março) e ficando arenoso quando o Pantanal enfrenta seca (julho a novembro).
Conforme divulgado pelo site da fazenda, outra forma de chegar ao local é através de táxi aéreo. “A maior parte das aeronaves tem capacidade para 5 passageiros e os agendamentos são realizados de acordo com os horários de chegada e partida dos visitantes”, informa a fazenda na página.
Não há informações sobre se o avião que caiu foi fretado pela fazenda ou se o voo foi oferecido de forma gratuita às vítimas.
LEIA TAMBÉM
Avião cai e mata quatro pessoas em Aquidauana, em MS
Aeronave de 1958 era liberada só para voo diurno; entenda
Quem eram os documentaristas mortos em queda de avião
Criador das ‘cidades-esponja’: quem era o arquiteto que morreu em MS
Arquiteto foi uma das principais atrações na Bienal de Arquitetura de SP
Queda do avião
A queda do avião de pequeno porte no Pantanal, na noite desta terça-feira (23), foi ao lado da pista de pouso da fazenda Barra Mansa, área turística localizada na zona rural de Aquidauana (MS). O acidente matou um dos maiores arquitetos do mundo, o chinês Kongjian Yu, criador do conceito de “cidades-esponja”, os cineastas Luiz Ferraz e Rubens Crispim Jr., além do piloto Marcelo Pereira de Barros,
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o avião arremeteu durante a manobra de pouso. Funcionários que trabalham no local presenciaram o acidente e utilizaram um trator e caminhão-pipa para chegar à aeronave, que explodiu ao atingir o solo, e combater o fogo.
Os corpos das quatro vítimas foram carbonizados. A operação de resgate durou cerca de nove horas e envolveu três militares e uma viatura. O acesso difícil e as condições do terreno dificultaram o trabalho das equipes.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionado para investigar o caso. Ainda não há informações sobre o que causou a queda.
A aeronave tinha matrícula PT-BAN. O modelo era Cessna 175, fabricado em 1958. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o avião estava autorizado a voar apenas sob regras visuais, e durante o dia.