Com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente – NACA, programa da Fundação para a Infância e Adolescência, FIA-RJ, realiza na segunda-feira (29), no auditório da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, o seminário “Entre Silêncios e Feridas: Reflexões sobre Suicídio e Violências na Infância e Adolescência”.
O seminário, aberto ao público, contará com a presença da presidente da FIA-RJ, Josiane Assis e da Gerente do NACA, Danielle Gimenez.
O evento discutirá temas como adultização precoce de crianças e adolescentes, além de abusos e violências na infância e adolescência, crimes cada vez mais comuns.
Entre os palestrantes estão o psicólogo Edson Campos Furtado – Coordenador Técnico do Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (FIA-RJ), Eluana Borges Leitão de Figueredo, Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde e Professora adjunta, na área da Saúde Mental, no Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Claudio Gomes de Oliveira – Advogado pela PUC-RJ e Especialista em Direito da Criança e do Adolescente pela UERJ, além de Consultor Jurídico do Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (FIA-RJ).
Segundo a organização, o encontro é uma oportunidade para uma discussão mais ampla de temas como adultização, que nos últimos dias ganhou repercussão após um vídeo que viralizou nas redes sociais, feito pelo influenciador Felca. A denúncia mostrava a prática de exploração e sexualização de menores para criação de conteúdos na internet. A divulgação desse material gerou comoção e revolta, ampliando assim o debate sobre a regulamentação da internet.
O seminário acontece no dia 29 de setembro, entre 08 às 15 horas, na Faculdade de Enfermagem da UERJ, no Boulevard 28 de Setembro, 157, Espaço Rachel Hadock Lobo, 7º andar – Vila Isabel-RJ.