Fim de ano deve gerar até 8 mil vagas de emprego na Baixada Santista
A chegada do fim de ano já movimenta o mercado de trabalho na Baixada Santista. A expectativa é que entre 4 mil e 8 mil vagas temporárias sejam abertas na região, principalmente nos setores de comércio e serviços. As contratações começaram em outubro e devem se intensificar com a aproximação de datas como Black Friday, Natal e Réveillon.
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista a alta temporada turística impulsiona a demanda por mão de obra em lojas, shoppings e supermercados.
Outro fator que deve aquecer o mercado é o início da temporada de cruzeiros, marcada para 26 de outubro. A estimativa é de 320 mil embarques no Porto de Santos até 19 de abril de 2026. Apesar de ser uma temporada mais curta que a anterior, o volume de turistas deve movimentar a economia local.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Temporários podem ser efetivados
As vagas são temporárias, mas podem se tornar efetivas. Conforme o sindicato, cerca de 25% dos trabalhadores contratados por um tempo determinado acabam sendo efetivados após o período de experiência.
Comércio na Baixada Santista
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
Mutirão do emprego
Para quem busca uma oportunidade, acontece nesta terça-feira (14) a 10ª edição do Mutirão do Emprego em Santos, com 60 vagas disponíveis. Os interessados devem retirar a carta de encaminhamento até esta segunda-feira (13), das 9h às 17h, no Centro Público de Emprego e Trabalho, localizado dentro do Poupatempo, na Rua João Pessoa, 246, no Centro.
As oportunidades estão distribuídas em sete áreas diferentes, com destaque para o comércio, que já se prepara para receber milhares de turistas na região durante a temporada.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos