Final de campeonato de ioiô reúne 30 competidores em Cabo Frio


Iniciativa percorreu escolas da Região dos Lagos para incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes. Evento incentivou a prática do esporte
Divulgação
A final do campeonato de ioiô movimentou a Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, na manhã deste sábado (5). Mesmo com as baixas temperaturas, cerca de 30 competidores de diferentes cidades da Região dos Lagos participaram da disputa, acompanhados por familiares e torcidas organizadas.
O evento encerrou um circuito realizado entre os meses de março e julho, que percorreu escolas públicas e particulares em municípios como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e Araruama. O objetivo da iniciativa foi apresentar o ioiô como uma ferramenta de estímulo à coordenação motora, concentração e socialização entre crianças e adolescentes.
Na final, os três primeiros colocados na categoria principal receberam prêmios como uma bicicleta, uma televisão e um smartphone. Também houve premiação para os participantes da categoria mirim.
Vencedores da categoria principal:
1º lugar: Gabriel, de Unamar (Cabo Frio)
2º lugar: Paulo, de Búzios
3º lugar: Luiz Felipe, de Unamar (Cabo Frio)
Categoria mirim:
1º lugar: Joaquim, do bairro Peró, em Cabo Frio
2º lugar: Artur, de Búzios
3º lugar: Zach, do bairro Portinho, em Cabo Frio
“Eu treinei muito em casa e fiquei feliz demais de ganhar. Nunca tinha participado de um campeonato assim. Agora quero continuar jogando e ganhar o primeiro lugar na próxima vez”, disse Luiz Felipe, de 8 anos, morador de Unamar e terceiro colocado na final.
Luiz Felipe ficou em terceiro lugar
Arquivo pessoal
De acordo com os organizadores, a competição teve como foco incentivar o uso do ioiô como alternativa de lazer saudável diante do excesso de tempo que muitas crianças passam em frente a telas.
“O ioiô traz benefícios importantes, como disciplina, foco e amizade. Temos visto crianças que se conhecem nos campeonatos e seguem praticando juntas. É um incentivo não só ao esporte, mas também ao convívio social”, afirmou Fábio Diniz, idealizador do projeto Yoyo York.
Uma das participantes que se destacou durante a fase classificatória foi a estudante Beatriz, campeã feminina na pré-seleção, que contou com uma torcida organizada formada por colegas.
Segundo os organizadores, o projeto terá continuidade. A próxima etapa está prevista para o mês de agosto, com oficinas e seletivas nas cidades de Rio das Ostras, Macaé, Maricá e São Gonçalo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *