
Estados onde há pessoas chamadas de Floripa
IBGE/ Reprodução
A divulgação na última semana da plataforma “Nomes do Brasil” pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) provocou uma verdadeira corrida para a página em busca de curiosidades sobre a distribuição dos nomes e sobrenomes – mais ou menos populares – do país.
Alguns dos nomes têm origem histórica, bíblica, de outras línguas ou até homenageando acontecimentos, objetos ou cidades, como é o caso de Floripa, tradicional apelido carinhoso dado a Florianópolis, capital de Santa Catarina.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Centenários contam os ‘segredos’ da cidade do Brasil com maior proporção de habitantes acima dos 100 anos
O levantamento mostra, por exemplo, que Floripa é o primeiro nome de 459 brasileiros. Florianópolis, no entanto, não aparece como local de residência de nenhum deles.
🌉 Floripa é um apelido para Florianópolis, que só ganhou esse nome em 1894, em homenagem ao militar Floriano Peixoto. Movimentos já reivindicaram, inclusive, que a capital catarinense passasse a se chamar oficialmente Floripa. A iniciativa de 2020 se chamava ”É Floripa” e chegou a ser apresentada na tribuna da Câmara de Vereadores.
A plataforma cita que há pelo menos 30 pessoas chamadas Floripa em Santa Catarina, mas não especifica as cidades onde elas estão. Segundo o IBGE, em razão do sigilo estatístico, não há o detalhamento do município de origem quando há menos de 10 ocorrências do nome em questão nele (veja lista de estados abaixo).
A maior quantidade dos registros está em Ponta Grossa (PR) e Goiânia (GO). As cidades são as únicas do país onde há mais de 10 pessoas chamadas Floripa. A plataforma mostra ainda que os nomes foram dados, em maioria, entre 1940 a 1949, antes do apelido da capital se popularizar.
A pesquisa também mostra que nenhuma pessoa chamada Floripa, que tenha participado do Censo 2022, nasceu antes de 1930. O primeiro registro do nome não foi informado.
Veja as pessoas chamadas Floripa por estado:
GO – 94 pessoas
PR – 93 pessoas
SP – 57 pessoas
MG – 48 pessoas
RS – 32 pessoas
SC – 30 pessoas
BA – 28 pessoas
MT – 23 pessoas
IBGE divulga pela 1ª vez os nomes e sobrenomes mais populares do Brasil
Ilha do Campeche, em Florianópolis
Lucas Amorelli/ NSC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias