Fumaça de queimadas toma conta de Ipuã, SP, e leva à suspensão das aulas

Fumaça de queimadas na zona rural de Ipuã, SP, toma conta da cidade
Moradores de Ipuã (SP), a 87 km de Franca (SP), enfrentam forte fumaça nesta terça-feira (9) causada por queimadas na zona rural. Por conta da situação, o prefeito Ronywerton Marcelo Alves Pereira suspendeu as aulas nas escolas municipais no período da tarde.
De acordo com o prefeito, o fogo começou por volta das 12h e atingiu áreas de mata ao Norte da cidade a cerca de um quilômetro dos imóveis. Com o vento, as chamas se espalharam para outras regiões, deixando o município encoberto pela fumaça.
Imagens que circulam nas redes sociais (assista acima) feitas por moradores mostram o fogo na vegetação em canaviais ao redor da cidade e a fumaça cobrindo a cidade. Em um dos vídeos, uma mulher chegou a mostrar o fogo bem perto do muro da casa dela.
“Está um trabalho bem exaustivo, a cidade está fumaceada. Determinei a suspensão das aulas para as crianças porque teve o início de um incêndio próximo a uma creche. Suspendi as aulas para os pais buscarem as crianças nas creches e nas escolas municipais”, diz Ronywerton.
📱Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
Equipes da Defesa Civil trabalham no local para o combate ao incêndio com o apoio de caminhões pipa e usinas da região.
“Ainda não está contido. Em alguns pontos já está mais controlado, mas ainda há outros por causa do vento”, afirma o prefeito.
Alerta
Na segunda-feira (8), a Defesa Civil já havia emitido um alerta para todo o estado de São Paulo por causa das rajadas de vento.
O fenômeno é causado pelo deslocamento de uma frente fria vinda do Sul em direção ao Sudeste do país.
Aliada à baixa umidade do ar e ao calor, a ventania favorece a ocorrência de incêndios em áreas de plantação e pastagem.
Estrada fechada
Em nota, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), informou que o trânsito na Rodovia Prefeito Fabio Talarico (SP-345), na região de Guará (SP), vizinha a Ipuã, foi bloqueado na altura do km 70. A interdição por causa da fumaça de um incêndio durou cerca de duas horas.
Apesar do bloqueio, não houve congestionamento. O trecho foi liberado por volta das 15h25.
Nas demais rodovias administradas pelo DER na região, não houve registros de bloqueios decorrentes de focos de incêndio até a última atualização desta matéria.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *