
Atos realizados no dia 7 de setembro, em Goiânia
Octávio Rodrigues/TV Anhanguera
No feriado do Dia da Independência do Brasil, um ato a favor de Jair Bolsonaro (PL), o “Reaja, Goiânia”, e a manifestação “31º Grito dos Excluídos”, com o lema “Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta todo dia!” foram realizados na capital. Na manhã deste domingo (7), milhares de goianos foram para as ruas.
As manifestações com inclinações de direita e esquerda foram marcadas por cartazes e bandeiras. Com roupas personalizadas, políticos e apoiadores dos dois movimentos reivindicaram pautas como a anistia total e a taxação dos super-ricos.
31º Grito dos Excluídos
O “Grito dos Excluídos” se concentrou na Praça dos Trabalhadores e foi organizado pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania e pela Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT).
Segundo a organização, a estimativa é de que pelo menos 2 mil pessoas compareceram à manifestação. Nas imagens divulgadas, é possível ver cartazes com frases como “quem manda no Brasil é o povo brasileiro”, “fim da escala 6×1”, “isenção para quem ganha até R$ 5 mil” e “taxação dos super-ricos”.
Os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Edward Madureira, Fabrício Rosa, Kátia Maria e Mauro Rubem marcaram presença no ato. Além disso, a deputada estadual Bia de Lima e a federal Adriana Accorsi também compareceram.
“O Grito dos Excluídos e Excluídas é um ato nacional, popular e democrático, realizado todos os anos no Dia da Independência, para denunciar as injustiças sociais e dar voz a quem é historicamente silenciado. É o momento de defender um novo projeto de país, onde haja espaço, respeito e dignidade para todas/os”, publicou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).
Reaja, Goiânia
O “Reaja, Goiânia” se concentrou na Praça do Sol e foi organizado por parlamentares do Partido Liberal (PL). A manifestação foi apoiada pelo deputado federal Gustavo Gayer, pelo vereador Conorel Urzêda e pelo deputado estadual Amauri Ribeiro, entre outros.
Os participantes vestidos de verde e amarelo foram às ruas com placas e pedidos de “fora Lula”, “anistia já”, “respeito à constituição” e “por Deus, pátria e família”. O g1 não conseguiu a estimativa de público até a última atualização desta reportagem.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver uma multidão de patriotas com bandeiras do Brasil acompanhando um carro de som. Um dos registros foi na Marginal Botafogo (veja acima).
“Vemos uma chance de clamar nas ruas pelo retorno da normalidade jurídica, pela anistia e pelas nossas liberdades! REAJA, BRASIL!”, escreveu Gustavo Gayer no Instagram.