Metanol: fígado vira ‘vilão’ e transforma bebida adulterada em veneno silencioso
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) descartou a suspeita de intoxicação por metanol de uma pessoa que era investigada em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. O caso segue como em investigação junto ao Ministério da Saúde, mas deve ser atualizado, segundo o governo do estado.
O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 225 no Brasil, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite de domingo (5). São 16 casos confirmados e 209 suspeitos. Do total de casos notificados, 15 foram mortes, das quais 13 estão em investigação.
🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Há um caso que segue em investigação no RS, e é em Porto Alegre. Um homem de 38 anos afirmou ter ingerido bebida alcoólica.
“Informações preliminares indicam que a bebida teria procedência do estado de São Paulo”, disse. por meio de nota, a Secretaria da Saúde.
Amostras de sangue foram coletadas e são analisadas para esclarecer os detalhes do caso.
Comitê intersecretarial
O governo do Rio Grande do Sul anunciou na sexta-feira (3) a formação de um comitê intersecretarial para acompanhar de forma rigorosa possíveis ocorrências de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol no estado.
A iniciativa foi determinada pelo governador Eduardo Leite e envolve as secretarias estaduais da Saúde, Segurança Pública e Agricultura.
O grupo contará com a participação de órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
O que dizem as Secretarias de Saúde
“Secretaria da Saúde notifica caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre notificaram, neste sábado (04/10), um caso suspeito de intoxicação por metanol no Estado.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recebeu duas notificações relacionadas ao tema, mas uma delas foi descartada após avaliação preliminar.
O caso em investigação é de um homem de 38 anos, morador da capital, que relatou ter consumido bebida alcoólica. Informações preliminares indicam que a bebida teria procedência do estado de São Paulo”.
Intoxicação por metanol no estado
TV Globo/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS