Guarda Municipal faz a primeira prisão com sistema de reconhecimento facial em Montes Claros


Guardas municipais durante abordagem na rua
Guarda Municipal
A Guarda Municipal fez a primeira prisão utilizando um sistema de reconhecimento facial em Montes Claros nesta quarta-feira (13).
O homem detido estava com um mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia. A ordem judicial foi expedida pela justiça de São Paulo.
O inspetor Márcio Perciani explicou que o reconhecimento foi feito por meio de câmeras instaladas pela Prefeitura. Atualmente, 400 equipamentos já estão em uso, com possibilidade de chegar a 500. A intenção é que a iniciativa permita que a população viva com mais segurança.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
“O reconhecimento facial da Guardiã dos Montes identificou e localizou o homem, foi feito monitoramento através da nossa central e em contato com as guarnições da rua foi feito uma campana para identifica-lo”, detalhou.
Em seguida, a Guarda Municipal fez a abordagem do homem e o informou sobre a existência da ordem judicial. A localização dele foi feita com base em informações do Banco Nacional de Mandados de Prisão.
O inspetor cita outros exemplos nos quais as câmeras podem ajudar.
“Motos furtadas, pessoas desaparecidas e pessoas com mandados em aberto serão identificadas pelo sistema, que é de inteligência artificial, foi instalado pela Prefeitura e é um bem para a sociedade de Montes Claros.”
Centro de comando da Guarda Municipal de Montes Claros
Guarda Municipal
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *