Guia em Libras ensina nomes de municípios e pontos turísticos de Roraima: ‘evidenciar cultura surda’


Guia em Libras ensina nomes de municípios e pontos turísticos de Roraima
Já imaginou como dizer que vai viajar ao Lago do Caracaranã ou que mora em Caracaraí na Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Um guia regional em Libras reúne sinais que representam Roraima, que completa 37 anos neste domingo (5), como os nomes dos 15 municípios e pontos turísticos, criado para apoiar a inclusão escolar e social da comunidade surda roraimense, com respeito à cultura.
Influenciada por migrantes do Norte e Nordeste do Brasil, além de outros países, como a Venezuela e a Guiana, e com mais de 10 línguas indígenas, Roraima tem um vocabulário único, mas a comunicação verbal não é a única.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
🧏‍♂️ As línguas de sinais são formas de comunicação que utilizam gestos e movimentos no lugar da fala, com seu próprio vocabulário e regras gramaticais. Assim como cada povo desenvolveu seu idioma oral, cada comunidade criou sua língua de sinais. Portanto, há línguas de diferentes países e regiões.
No aniversário de Roraima, o g1 conversou com um dos colaboradores do guia regional, Erick Fabiano de Almeida Chagas, de 49 anos, professor responsável pelo Centro Estadual de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) do estado.
“O guia é uma forma de evidenciar a cultura surda, para que as pessoas passem a conhecê-la, e para que todos entendam que os surdos possuem necessidades e também uma maneira própria de conhecer os lugares regionais nos quais estão inseridos dentro da sociedade roraimense”, ressaltou.
O material reúne sinais em Libras de pontos turísticos de Roraima, como o Monte Roraima, o Portal do Milênio, o Bosque dos Papagaios e a Orla Taumanan. Também inclui os 15 municípios do estado, além de instituições públicas, escolas, universidades, igrejas e bairros da capital Boa Vista.
LEIA TAMBÉM:
Libras: conheça a origem da língua de sinais no Brasil
Imagens raras mostram como era Roraima no final do século 19 e início do 20
Roraima, Terra de Macunaima: estado tem história que se entrelaça com saberes indígenas
Guia Regional em Libras de Roraima reúne pontos turísticos de Roraima.
Yara Ramalho/g1 RR
Sinais regionais
O projeto para a construção do guia de sinais foi iniciado em 2015 com professores do CAS, instrutores e membros da comunidade surda. No entanto, a iniciativa foi interrompida e só foi retomada oito anos depois, em 2023.
O processo de criação dos sinais começou em 2024 e durou cerca de um ano. Ele exigiu visitas presenciais na maior parte dos locais que seriam representados e envolveu instrutores surdos e professores de Libras. Segundo Erick, foi necessário observar o ambiente, as características e o contexto dele.
🏞️ O sinal para o município de Uiramutã, por exemplo, reproduz uma cachoeira. Localizada na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana, Uiramutã é a cidade proporcionalmente mais indígena do país e possui mais de 80 cachoeiras ainda inexploradas.
Cachoeira Urucá, em Uiramutã
Secom-RR/Divulgação
Já o Monte Roraima é representado com um gesto que simula o formato plano do topo da montanha. Situado na fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana, o Roraima é a maior montanha plana do mundo.
O local faz parte de um conjunto de montanhas chamadas tepuis, formações em forma de mesa que parecem levantar do solo. Essas montanhas estão entre as mais antigas formações geológicas do planeta.
⛩️ O sinal do Portal do Milênio em Libras reproduz o formato do arco que marca o monumento, um dos principais cartões-postais de Boa Vista. Localizado na Praça das Águas, no Centro da capital, o portal foi construído no ano 2000 para simbolizar a chegada do século 21.
Portal do Milênio fica praça das Águas em Boa Vista, capital de Roraima.
PMBV/J Pavani/Divulgação/Arquivo
“A criação parte da visita in loco a alguns locais. Em outros casos, o trabalho acontece a partir da observação do contexto e das características do ambiente. A gente lida com a pedagogia visual, então eles [participantes] observam elementos específicos do lugar e, a partir disso, constroem o sinal. É um estudo aprofundado, que exige atenção não só dos professores de Libras, mas também dos instrutores e a comunidade surda envolvida”, explicou Erick.
Segundo o professor, os sinais precisam ser criados exclusivamente por pessoas surdas, que conhecem a cultura e têm vivência para representar os significados. “Porque são eles que vão entrar nessa questão do contexto, da visita, e verificar qual a melhor forma de criar o sinal”, disse.
🧏‍♂️ Fortalecer a inclusão
Eduardo Rangel e Carlos Nattrodt, instrutores surdos; Neíres Vidal e Erick Chagas, professores — colaboradores do Guia de Sinais Regionais em Libras de Roraima.
Yara Ramalho/g1 RR
O principal objetivo do guia é levar informação tanto para a comunidade surda quanto para ouvintes. A ideia é fortalecer a inclusão, promovendo o empoderamento das pessoas surdas e incentivando a empatia da sociedade.
Segundo Erick Fabiano, em muitos casos, pessoas surdas não são bem atendidas em locais públicos ou sequer recebem atendimento por falta de um intérprete de Libras, profissional considerado fundamental.
“A comunidade surda, por mais que ela conheça, porque tem a questão da pedagogia visual, é interessante ela chegar e estar lá sinalizado que ali é a Orla Taumanan, para ela compreender que, se ela for no Lago Caracaranã, ela chega lá e tem uma placa de sinalização com o lago, quer dizer, importante porque ela se sente valorizada. Ela se sente fazendo parte daquela sociedade porque ela vê que aquela sociedade está acolhendo e inserindo ela”, explicou ele.
📲 O guia está disponível de forma gratuita e online. Ele pode ser acessado pelos perfis do CAS Roraima e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed) no Instagram. Um link disponível nos perfis direciona para um drive, onde o material pode ser baixado ou impresso.
Além do acesso online, ele deve ser distribuído em escolas e instituições. O material foi desenvolvido pelo Centro Estadual de Atendimento às Pessoas com Surdez, em parceria com a Secretaria de Educação, instrutores e professores.
Uma segunda versão do guia de sinais regionais em Libras de Roraima está em fase de planejamento. Ela deve incluir sinais de novos pontos turísticos, órgãos públicos, escolas e igrejas. Ainda não há data definida para o lançamento.
Guia de Sinais Regionais em Libras de Roraima.
Elkisandra Gonçalves/Secom Roraima/Divulgação
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *