Vencedor do concurso de melhor ambiente da Mostra Casa Shopping 2025, o arquiteto, urbanista, light designer e cenógrafo Lucas Valle (@caetanovalle | @studiolvarq) conquistou o público e o júri com o Hall Cosmopolita — um espaço que mistura estilos, épocas e referências afetivas para criar uma experiência única.
Na entrevista, Lucas revela como surgiu a ideia de transformar o hall em um ambiente conceitual, detalha os processos criativos e a personalização de cada elemento, além de compartilhar a emoção de ter seu trabalho reconhecido como destaque da mostra.
Hall Cosmopolita — um espaço que mistura estilos, épocas e referências afetivas para criar uma experiência única
Casa Shopping
Como você idealizou o ambiente?
Assim que visitamos a edificação onde seria o CasaShopping 2025, decidimos que seria o hall a qualquer custo e, assim, já começamos a idealizar como seria nosso projeto. Definimos que criar uma grande mistura entre estilos, épocas e histórias seria a melhor forma de respeitar a edificação como histórica e criar uma ligação com o contemporâneo. Assim, iniciamos uma pesquisa e chegamos ao nome do ambiente como Hall Cosmopolita e, depois, ao nosso conceito, que foi: O Cosmopolita como resultado de uma cultura miscigenada.
Hall Cosmopolita em detalhes
Casa Shopping
Quase tudo que foi exibido dentro do nosso ambiente foi executado especialmente para lá. O lustre nós desenhamos e executamos partes; as luminárias de piso foram lustres da casa de minha avó, então fizemos pés e transformamos em luminárias de chão, trazendo assim também referências afetivas à história da casa. As arandelas executamos com microfocos da Gaya, como também personalizamos a marcenaria com o mesmo tecido da caixa de som e do cobre corrente do lustre. Foram vários detalhes pequenos para transformar o ambiente em um espaço conceitual dedicado à arte e à arquitetura, quase que como um pós-contemporâneo.
Tudo foi muito personalizado. Nossa tapeçaria foi executada com amostras de um catálogo de tapetes que saiu de linha. Nas paredes temos mais de 20 artistas plásticos exibidos, alguns de acervo pessoal e outros que criaram peças especificamente para o nosso hall.
Hall Cosmopolita: um espaço conceitual dedicado à arte e à arquitetura
Casa Shopping
Como foi para você ganhar como o melhor ambiente da mostra em 2025?
Foi uma surpresa muito gostosa. Só percebemos que havia uma premiação quando já estávamos com mais de 10 dias de mostra, então perdemos alguns dias para fazer nosso meio de campo. Ficamos surpresos, orgulhosos e muito gratos por todos que nos escolheram, pois são meses planejando e correndo atrás dos parceiros e fornecedores, além do mês inteiro da mostra aberta, na qual não faltei um dia. Estive lá conversando e apresentando nosso projeto da hora da abertura até o encerramento de cada dia.
Lucas Valle fala sobre o Hall Cosmopolita na Mostra Casa Shopping 2025
Casa Shopping