Homem achado morto em casa é um dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Ceará


Um dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Ceará, notificado neste domingo (5) à Secretaria da Saúde do Ceará, é de um homem de 55 anos que foi encontrado morto dentro de casa no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Fortaleza.
O homem tinha um histórico de alcoolismo, com consumo de álcool desde os 19 anos de idade. O caso é investigado para seguir o protocolo e deve ser descartado em breve, conforme informou Antônio Lima, secretário executivo de Vigilância Sanitária em Saúde, em entrevista à TV Verdes Mares.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
“Em tese, você não tem nenhum elemento, até o momento, que indique que isso pode se tratar de intoxicação por metanol”, informou Antônio Lima.
Até a manhã desta segunda-feira (6), o Ceará teve quatro notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol. Dois foram descartados e dois seguem em investigação (veja mais detalhes abaixo).
Segundo Antônio Lima, é provável que o caso de São Gonçalo do Amarante seja descartado ainda nesta segunda-feira (6), após a conclusão de investigação do óbito na Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
“Esse caso de São Gonçalo, em particular, é um caso que em todo o Brasil vão acontecer casos como esse. Ou seja, um paciente que é encontrado, infelizmente, em óbito no domicílio, e que você não tem muitas informações. Algumas informações falam sobre etilismo crônico, ou seja, alcoolismo do paciente”, acrescentou o secretário.
Notificações no Ceará
Ceará teve quatro notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol até a manhã desta segunda-feira (6).
Reprodução/TV Globo
Atualmente, o estado tem dois casos em investigação, conforme informações da Secretaria da Saúde do Ceará. Dois casos já foram descartados após exames, que apresentaram resultado negativo para a substância.
“Nós descartamos dois casos e estamos investigando os outros dois, que, ao que tudo indica, provavelmente também não serão confirmados. Agora, a situação, se você olhar para um quadro maior do país como um todo, evidentemente que é uma situação preocupante porque isso envolve, provavelmente, um mecanismo de adulteração de bebidas”, afirmou Antônio Lima.
Dois casos suspeitos foram descartados:
Adolescente internado em Quixeramobim, com caso notificado no sábado (4)
Uma paciente de Caucaia internada em Fortaleza, com caso notificado no domingo (5)
Dois casos suspeitos seguem em investigação:
Adolescente internado em Quixeramobim, com caso notificado na noite deste domingo (5)
Homem encontrado morto em São Gonçalo do Amarante, com caso notificado na noite deste domingo (5).
De acordo com o secretário executivo de Vigilância Sanitária em Saúde, os dois casos de internação em Quixeramobim têm um aspecto em comum: as duas situações eram de consumo de bebida alcoólica entre adolescentes.
Ele detalha que o caso que segue em investigação é de um paciente com sintomas associados à embriaguez, com evidências de consumo excessivo de álcool. A persistência de alguns sintomas levou à notificação da suspeita de intoxicação por metanol.
O primeiro adolescente, que teve o caso descartado em Quixeramobim, teve evolução clínica e apresentou melhora de saúde após 24 horas, conforme detalhou.
Ainda segundo o secretário, a paciente de Caucaia que havia sido internada em Fortaleza não teve um consumo excessivo de álcool e pode ter tido o quadro de saúde agravado devido a comorbidades associadas.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *