
Ação rápida da PMCE desengasga homem no bairro Dionísio Torres
Um homem se engasgou com farofa na fila de um supermercado na tarde dessa segunda-feira (28) e foi salvo por policiais militares que estavam em serviço próximo ao estabelecimento. O caso ocorreu no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza (veja no vídeo acima).
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Para salvar a vítima, os agentes aplicaram a manobra de Heimlich, técnica de tração abdominal para desobstruir as vias aéreas.
💡Atenção: há novas diretrizes para realizar passo a passo da manobra. Entenda o que mudou ao fim desta reportagem.
LEIA TAMBÉM:
Desengasgo: novas diretrizes mudam o passo a passo de manobras; entenda
Vídeo de gato pendurado em sacola como ‘castigo’ viraliza nas redes; VEJA
O homem estava na fila de um dos caixas do supermercado quando começou a passar mal e tossir. Dois funcionários e outro cliente tentam ajudá-lo, mas sem sucesso. Em seguida, uma mulher sai correndo do estabelecimento para pedir ajuda na rua.
Uma equipe do 22º Batalhão (22º BPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) estava em serviço próximo ao supermercado e conseguiu ajudar o homem engasgado.
“Um policial militar iniciou os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a manobra de Heimlich, e conseguiu desobstruir as vias respiratórias da vítima, restabelecendo sua respiração normalmente. A ação reforça o preparo técnico e o compromisso humanitário dos profissionais da Polícia Militar”, explicou a PM.
No local, o homem estava engasgado, sem conseguir respirar e um funcionário já tentava ajudá-lo sem sucesso.
Divulgação/PMCE
Manobra de Heimlich: entenda o que é a técnica
Bombeiros do RJ ensinam novas manobras de desengasgo
A manobra de Heimlich é uma técnica utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração.
“Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho”, explica a Secretaria da Saúde do Ceará.
Neste mês de outubro, a American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes oficiais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares.
Entre as principais mudanças está a forma de agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas, tanto em bebês e crianças quanto em adultos conscientes.
🩺 O que muda
A partir de agora, a recomendação da AHA para vítimas conscientes — crianças e adultos — é alternar cinco pancadas nas costas com cinco compressões abdominais (a conhecida manobra de Heimlich).
Até então, o protocolo orientava começar diretamente pelas compressões.
“A atualização consolida décadas de estudos e testes clínicos. É um retorno às evidências que mostram que as pancadas nas costas ajudam a deslocar o objeto antes mesmo das compressões abdominais”, explica Ashish Panchal, médico e coordenador do comitê de emergência cardiovascular da AHA.
Para bebês com menos de 1 ano, o procedimento também foi ajustado: deve-se alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, usando a base da palma da mão, até que o corpo estranho seja expulso ou até que o bebê perca a consciência.
Segundo a AHA, o objetivo é aumentar a eficácia e reduzir o risco de lesões. Vale reforçar que, nos menores de um ano, as compressões abdominais estão proibidas por poderem ferir órgãos internos.
Acesse o link para conferir com detalhes as novas diretrizes da manobra.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: