
Augusto Bonequeiro, ilustre humorista radicado no Ceará, morre aos 74 anos
Arquivo pessoal
Morreu em Fortaleza, aos 74 anos, o humorista Augusto Bonequeiro, nesta terça-feira (4). A informação foi confirmada em nota de pesar divulgada pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Ainda não há informações oficiais sobre velório ou causa da morte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Augusto Bonequeiro era mestre do teatro de bonecos, com mais de 40 anos de profissão. A trajetória do artista foi iniciada em 1973 com a participação no Teatro de Amadores de Pernambuco, onde o artista nasceu.
Ele foi um dos fundadores do Teatro Espontâneo do Recife, em 1975. A dedicação ao teatro de bonecos foi aprofundada com a montagem de espetáculos e participação em cursos e oficinas na década de 1980.
Em Fortaleza, a trajetória de Augusto Bonequeiro se consolidou com a criação do Grupo Folguedo de Teatro de Bonecos. Também no Ceará, o humorista fundou a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – Núcleo Ceará, em 1987.
Augusto Bonequeiro também foi diretor administrativo do Grupo Bonecos e Mamulengos.
Com participação em festivais por todo o Brasil, o artista também esteve presente em eventos e festivais em outros países, como Argentina, Itália, Espanha, Portugal e Suíça.
Durante 20 anos, apresentou seus personagens na televisão cearense, com o programa “Bodega do Encrenca”, com os personagens Seu Encrenca e Dona Cremilda. Também esteve no ar por mais de 15 anos em um programa de TV da Paraíba.
Em nota, a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos também lamentou o falecimento do humorista.
“Sua trajetória inspira gerações de brincantes, artistas e educadores, pela paixão, sabedoria e compromisso com a cultura popular. Tivemos a honra de conhecê-lo e de aprender com ele — momentos de aprendizado e afeto que ficarão eternizados na memória e no coração de todos que partilharam de sua caminhada”, diz a nota.
Assista às principais notícias do g1 ao vivo:
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: