Idoso morto em ataque de abelhas havia saído para comprar bolo de aniversário


Ataque de abelhas mata idoso e deixa mais de dez feridos em Itapetininga
O idoso que morreu após ser picado por abelhas em Itapetininga (SP), na sexta-feira (19), havia saído de casa para comprar um bolo e comemorar o aniversário com amigos e familiares quando foi atacado pelos insetos. Francisco Raimundo de Oliveira completou 73 anos um dia antes do ocorrido, na quinta-feira (18).
A esposa de Francisco contou à TV TEM que ele não estava com o celular e havia dito que voltaria para casa às 14h. Preocupada, ela ligou para um sobrinho que trabalha na cidade e pediu para que ele fosse até o hospital para buscar informações. Foi então que a mulher soube do incidente.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O corpo do idoso será sepultado no cemitério Gramadinho, neste domingo (21), às 8h. Ele deixa a esposa e sete filhos, de 35, 38, 40, 41, 46, 47 e 49 anos.
Idoso morto em ataque de abelhas havia saído para comprar bolo de aniversário
Arquivo pessoal
O ataque de abelhas ocorreu por volta das 11h, próximo a um mercado na Avenida Peixoto Gomide, no Centro de Itapetininga, e deixou outras 11 pessoas feridas.
Segundo a prefeitura, todas as equipes de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas ao local, que fica a aproximadamente 150 metros da base, incluindo nove profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e médico. Paralelamente, a central do serviço solicitou apoio do Corpo de Bombeiros, órgão especializado na remoção dos insetos.
No local, os socorristas encontraram as vítimas sob ataque das abelhas, impossibilitando a aproximação tanto da equipe de socorro quanto de populares que tentavam afastar o enxame.
Ataque de abelhas interditou a Avenida Peixoto Gomide em Itapetininga
Pâmela Ramos/TV TEM
Em uma tentativa de controlar o ataque até a chegada dos bombeiros, os socorristas utilizaram, paliativamente, um extintor de incêndio para afastar os insetos e, ao se aproximarem do idoso, também foram atacados, com seis socorristas sendo feridos levemente e medicados posteriormente.
Com a chegada da equipe especializada do Corpo de Bombeiros e expulsão de parte do enxame, a vítima pôde ser atendida pelos bombeiros e Samu, mas não resistiu aos ferimentos.
No total, 11 pessoas foram feridas no ataque, sendo seis socorristas do Samu, três bombeiros e duas mulheres, de 50 e 58 anos, que estavam no estacionamento do supermercado. Após os primeiros socorros, a mulher de 50 anos foi levada para o pronto-socorro.
Toda a área onde ocorreu o ataque foi interditada pela Guarda Civil Municipal e pelo Corpo de Bombeiros.
Ainda segundo a prefeitura, o enxame possivelmente era de passagem (deslocamento), com os insetos em período migratório.
À TV TEM, o gerente do comércio informou que as abelhas apareceram de repente. Os funcionários fecharam a porta principal do mercado e abrigaram os moradores que estavam do lado de fora.
Ataque de abelhas matou idoso de 73 anos em Itapetininga (SP)
Pâmela Ramos/TV TEM
Ataque de abelhas interditou a Avenida Peixoto Gomide em Itapetininga
Pâmela Ramos/TV TEM
Período de enxameação
O caso chamou a atenção para o risco maior de enxames nesta época do ano. Segundo o biólogo Thiago Luiz Parra de Godoi, a primavera e o verão concentram o período de reprodução das abelhas, quando ocorre a chamada enxameação.
“Essa etapa acontece quando a rainha, acompanhada de um número considerável de abelhas operárias, deixa um local em busca de outro para formar uma nova colônia”, explica.
De acordo com ele, como a rainha é maior e mais pesada, precisa descansar durante o processo. É nesse momento que os enxames podem ser vistos em árvores, muros ou construções em áreas urbanas.
O biólogo reforça que, em hipótese alguma, a população deve tentar manipular as abelhas. O recomendado é acionar o Corpo de Bombeiros ou profissionais habilitados para a remoção segura do enxame.
Moradores registraram abelhas em vários bairros de Itapetininga (SP)
Reprodução/Redes sociais
Outros bairros
Outros moradores de Itapetininga registraram abelhas em vários bairros, como a Vila Rubens e o Vale San Fernando. No entanto, a prefeitura informou que não houve acionamento das equipes do Samu ou da Defesa Civil nestes locais.
Confira as orientações de segurança:
Atenção redobrada com as crianças e os idosos: oriente seus filhos para que não brinquem perto das abelhas e não joguem nenhum objeto nos enxames;
Afaste os animais domésticos do enxame. Qualquer barulho que eles façam poderá irritá-las e desencadear um ataque;
Ao se deparar com um enxame em deslocamento, abaixe-se e, se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em zigue-zague;
Pessoas comprovadamente alérgicas devem evitar caminhadas em locais próximos a matas;
Mantenha a calma e lembre-se: as abelhas têm o instinto de defender as colmeias, e certamente irão atacar caso identifiquem alguma ameaça;
Caso visualize um enxame em seu quintal, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Se afaste e ligue imediatamente para o telefone de emergência 193 do Corpo de Bombeiros;
Em caso de ataque, ligue imediatamente para o telefone de emergência 193 do Corpo de Bombeiros ou 192 do Samu.
Ataque de abelhas interditou a Avenida Peixoto Gomide em Itapetininga
Pâmela Ramos/TV TEM
*Colaborou sob supervisão de Ana Paula Yabiku
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *