Mestre Camarão foi um dos maiores sanfoneiros do Nordeste
Reprodução
Caruaru, no Agreste de Pernambuco, celebra neste domingo (17) o II Encontro de Sanfoneiros, promovido pela Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O evento terá como tema “Camarão, 10 anos de Saudade”, em homenagem ao Mestre Camarão, referência para músicos de sanfona de todo o Nordeste.
A programação ocorre das 11h às 16h, na sede da AABB, localizada na Avenida Amazonas, nº 300, no bairro Universitário. A entrada é gratuita para associados e convidados, sendo necessário informar previamente o nome completo dos participantes pelo WhatsApp (81) 9 9699-9719.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsApp
O encontro contará com apresentações de sanfoneiros como Cezzinha, Karol Maciel, Jackson Santos, Berinho Lima, João Filho, Pereira Acordeon, Genilza do Acordeon e Zui Sanfoneiro. O evento busca valorizar a cultura nordestina e celebrar a tradição da sanfona, instrumento emblemático da música regional.
Quem foi Mestre Camarão
Mestre Camarão, nascido em 23 de junho de 1940 em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, e falecido em 21 de abril de 2015, foi um dos maiores sanfoneiros do Nordeste. Camarão teve Luiz Gonzaga como grande influência e contou com seu apoio na produção de seus primeiros discos.
Criador da primeira banda de forró do país e da Orquestra Sanfônica de Caruaru, Camarão acompanhou grandes nomes da música nordestina e formou diversos sanfoneiros por meio da Escola Acordeon de Ouro no Recife. Seu legado mantém viva a tradição da sanfona nordestina.