Infrações por dirigir sem CNH em Campinas já ultrapassam total de 2024


Infrações por dirigir sem CNH em Campinas já ultrapassam total de 2024
O número de pessoas flagradas dirigindo sem a carteira nacional de habilitação (CNH) no trânsito de Campinas (SP) já ultrapassou o total do ano anterior. Foram 626 infrações entre janeiro e setembro de 2025, contra 624 contabilizadas em todo o ano de 2024.
Segundo a Emdec, empresa responsável pela gestão do trânsito, 73% dos flagrantes ocorreram em blitze pela cidade.
A infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com aplicação de multa de R$ 880,41 e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado. Além disso, o infrator pode responder criminalmente.
“Ter carteira de habilitação está dizendo que você teve o treinamento mínimo necessário para estar dirigindo de uma forma segura e não imprudente. O que a gente vê depois de pessoas habilitadas praticando, aí é o ato do desrespeito. Não é a questão da pessoa não saber lidar com a ferramenta durante o seu deslocamento”, defende Marcelo Carpenter, coordenador de fiscalização e operação de trânsito da Emdec.
Siga o g1 Campinas no Instagram 📱
A dona de casa Camila dos Anjos falo sobre o atropelamento do filho, Emerson, de 12 anos, atingido na calçada por um motorista sem CNH, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Segundo a Emdec, entre os 134 acidentes com morte registrado em 2024, em 30 deles que foram analisados por especialistas pelo menos um dos condutores não estava habilitado.
E um dos acidentes com motoristas sem CNH em 2025 por pouco não terminou na morte de um menino de 12 anos, atropelado na calçada, perto de casa, no Jardim Maringá.
Emerson ficou 23 dias internado, sete deles na UTI, e ainda está se adaptando para tentar voltar à antiga rotina.
“Ele poderia nem estar aqui com a gente agora. Isso por irresponsabilidade de uma pessoa que não tem amor pela vida dele, nem pela vida do próximo”, destaca Camila dos Anjos, mãe da vítima.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *