Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país


Imagine realizar o sonho de se matricular no curso de Medicina de uma instituição reconhecidamente de qualidade e que há mais de 50 anos vem formando profissionais de excelência. No Centro Universitário UNIFAA, em Valença, a vocação de cuidar das pessoas é cultivada com alto nível acadêmico, inovação e engajamento social. Uma fórmula consagrada que tem como resultado a formação de médicos atualizados com as últimas descobertas da ciência e em dia com os avanços tecnológicos, mas sem deixar de lado o fator humano.
Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país
Foto/Divulgação: Unifaa
“Costumo dizer que formamos os médicos que vão cuidar do amor da vida de alguém. Essa frase traduz nossa essência: cada aluno do UNIFAA será, um dia, responsável pelo que é mais precioso para outra pessoa”, afirma o Reitor Marcio Martins da Costa. Completando, ele destaca que o compromisso da instituição é “formar médicos com uma visão ampla e sistêmica, preparados para o presente e para os desafios do futuro.”
Aliado a isso, infraestrutura com o que há de mais moderno e professores altamente capacitados. Ingredientes que levaram o curso de Medicina do UNIFAA a ser avaliado como o sétimo melhor curso do país entre 309 avaliados, primeiro lugar no Estado do Rio de Janeiro. A classificação tem base nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, divulgados em abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INPE), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país
Foto/Divulgação: Unifaa
Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país
Foto/Divulgação: Unifaa
Já são mais de cinco décadas de compromisso com a excelência quando o assunto é curso de Medicina. “Desde 1968, consolidou-se como uma das formações médicas mais respeitadas do país. Hoje, temos a honra de afirmar que somos o melhor curso de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e o sétimo melhor do Brasil, um reconhecimento que traduz a força da nossa tradição aliada à capacidade de inovar continuamente”, afirma Marcio Martins da Costa.
Contribuindo com a fala do Reitor, o Pró-reitor de Ciências Médicas e Coordenador do curso de Medicina, Rafael Moura, acrescenta que o destaque alcançado “é fruto de um projeto pedagógico sólido, construído com muito cuidado, envolvendo metodologias de ensino modernas, sistema de avaliação coerente, cenários de prática bem estruturados e uma equipe de professores, técnicos e coordenadores alinhada ao propósito de formar médicos competentes, éticos e preparados para transformar a saúde da nossa região e do nosso país.”
Responsabilidade com o seu futuro
Se você busca uma graduação que combina reconhecimento, inovação, prática real e crescimento humano, o UNIFAA é o local ideal para iniciar sua trajetória. Este é momento para decidir em qual instituição passar os próximos anos, já que o processo seletivo para o curso de Medicina está com inscrições abertas, que podem ser feitas acessando www.unifaa.edu.br.
Quem optar pelo vestibular tradicional tem até 20 de outubro para se inscrever, enquanto aqueles que buscam o ingresso por meio do aproveitamento da nota do ENEM têm até o dia 22 do mesmo mês. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 130 vagas, sendo 90 por meio do vestibular, que será realizado em 25 de outubro, e 40 pelo ENEM.
História de luta
É importante conhecer a história da instituição antes de qualquer decisão, e a história do curso de Medicina do UNIFAA é uma das mais bonitas entre as instituições de ensino superior do Brasil, repleta de motivos para os estudantes se orgulharem da escolha. Tudo começa com a criação da então Faculdade de Medicina de Valença, na década de 1960, que contou com a participação decisiva daqueles que seriam os primeiros alunos matriculados, sobretudo de um grupo que ficou conhecido como “Excedentes de Medicina”.
Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país
Foto/Divulgação: Unifaa
Apesar de aprovados, mas sem vagas para ingressar na UFRJ, seguiram o caminho de lutar pelo direito de estudar, o que acabou contribuindo de forma contundente para que fossem criadas as condições para instalação de um curso de Medicina e para receber o contingente de estudantes.
Infraestrutura de ponta no curso de Medicina
O curso conta com o Hospital Escola de Valença (HVE) e a Maternidade Escola em Valença, equipamentos que prestam importantes serviços à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando aos estudantes contato precoce com situações reais de atendimento. Dispõe, também, do maior Centro de Simulação Realística da América Latina, com simuladores avançados (como Harvey, que simula quadros cardíacos, e SimMom, paciente gestante), integrando teoria e prática em cenários controlados.
O campus-sede tem arquitetura bem planejada e moderna, e é organizado para integrar laboratórios, clínicas, salas de aula e espaços de convivência que favorecem a dinâmica acadêmica. Recentemente foi inaugurado o FAA Beach Sports, espaço esportivo que oferece aos alunos opções de lazer, saúde e integração física. Isso sem falar na Arena UNIFAA, referência para toda a região sul-fluminense.
“A infraestrutura é outro grande diferencial. Contamos com o maior Centro de Simulação em Realidade Médica da América Latina e com um complexo de saúde completo, que inclui hospital geral e maternidade, que são próprios. Essa estrutura garante que nossos alunos vivenciem desde cedo os três níveis de atenção à saúde — primário, secundário e terciário —, assegurando uma inserção prática precoce e transformadora em sua jornada de aprendizado”, afirma Marcio.
Currículo inovador com foco nas competências
O currículo é pautado por competências e trilhas de aprendizagem, garantindo o desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e cognitivas de forma integrada. Apoio intenso à aplicação prática dos conhecimentos, por meio de estágios, ambulatórios, vivências na rede pública e articulação com o HEV desde etapas iniciais do curso. O uso de metodologias ativas estimula o protagonismo do estudante, promovendo participação, pesquisa e reflexividade durante todo o percurso formativo.
Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país
Foto/Divulgação: Unifaa
A graduação em Medicina conta também com um corpo docente qualificado e que mantém compromisso com a atualização. São professores com titulação elevada e experiências prática e acadêmica, engajados na inovação pedagógica. Programas contínuos de capacitação docente asseguram que os educadores se mantenham alinhados às melhores práticas do ensino médico.
“O currículo do UNIFAA é estruturado por competências que integram a ciência médica ao desenvolvimento humano. Trabalhamos a excelência técnica e biomédica, mas também cultivamos habilidades que fazem diferença na prática profissional: comunicação, liderança, colaboração em equipe, ética, gestão responsável e engajamento comunitário. O resultado é uma formação integral, que prepara nossos estudantes para atuar em todas as dimensões do cuidado”, afirma o Reitor do Centro Universitário UNIFAA.
Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país
Foto/Divulgação: Unifaa
Protagonismo estudantil
Os alunos são incentivados a assumir o protagonismo pela própria formação. Um exemplo disso são as Ligas Acadêmicas, por meio das quais eles têm a possibilidade de aprofundar os conhecimentos nos assuntos de sua preferência. Atualmente, a instituição conta com 47 Ligas Acadêmicas, que são coordenadas pelo Diretório Acadêmico Jayme Graça (DAJG), ativo em seus deveres e funções. Prova disso é a realização anual do Congresso de Ligas Acadêmicas de Medicina (CLAM), que, em 2025, chegou à décima segunda edição.
O evento conta com extensa e diversificada programação. Neste ano foram mais de cem palestras e workshops, tudo organizado pelos discentes, juntamente com a Coordenação do curso e com a Associação de Ex-alunos, contando com amplo apoio institucional. O CLAM promove integração entre alunos, egressos, professores e profissionais de saúde, fortalecendo o networking, a troca de experiências e o estímulo à produção científica.
Inscrições abertas para o curso de Medicina do UNIFAA, sétimo melhor do país
Foto/Divulgação: Unifaa
Também integra o CLAM a Jornada Científica da Associação de Ex-Alunos, que reforça o vínculo entre quem se formou e quem está em formação, mostrando que a relação com a instituição é vitalícia: o sentimento de pertencimento acompanha a vida profissional e após a aposentadoria.
Cabe ressaltar também que o discente conta com todo apoio do centro universitário para realizar sua graduação e com ambiente de formação integral. Prova dessa preocupação é o Centro de Saúde e Qualidade de Vida do Estudante, um espaço que oferece suporte físico, psicológico e social ao discente. Além disso, a instituição promove eventos culturais, esportivos e acadêmicos que enriquecem a experiência universitária.
Quem optar pelo curso de Medicina do Centro Universitário UNIFAA precisa compreender que não ficará imune à cultura organizacional. E isso tem relação direta com o propósito institucional: “existimos para transformar aqueles que acreditam na transformação do país”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *