
Bárbara Cristina, de 30 anos, fez a prova do Enem em Salvador
Iamany Santos/g1 BA
A trancista Bárbara Cristina, de 30 anos, é uma das milhares de pessoas que fazem a prova do Enem 2025 em Salvador neste domingo (9). Inspirada nas filhas gêmeas, de dois anos, ela decidiu fazer o exame para retomar a faculdade, que foi pausada anos atrás por questões financeiras.
“Quem tem menos condições precisa optar por estudar ou trabalhar”, contou.
Bárbara é mãe solo e trabalha como transicta e massoterapeuta na capital baiana. Anos atrás, ela já esteve na faculdade, mas precisou parar a graduação devido a questões financeiras.
Neste ano, ela resolveu tentar novamente o exame em busca de uma bolsa 100% no curso de fisioterapia ou estética.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Gêmeas estudaram juntas para o Enem
Iamany Santos/g1 BA
As gêmeas Samires e Camile Santos Lopes, de 22 anos, fazem basicamente tudo em dupla: cursam a faculdade de medicina veterinária na mesma sala e estudaram em juntas para o Enem. O objetivo das soteropolitanas é conseguir uma vaga em uma universidade pública.
O desejo precisou ser conciliado não só com a atual faculdade, mas também com os respectivos trabalhos. Camile é autônoma e trabalha com reciclagem, enquanto Samires trabalha com venda de carros e cumpre uma escala que vai das 8h até as 18h.
“Trabalhar e estudar é muito difícil, eu digo que faço mágica. Vou do trabalho direto para a faculdade”, contou Samires.
*Essa reportagem está em atualização
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻