Intoxicações por metanol: Unicamp recebe 100 ampolas de etanol e aumenta capacidade de testagem


Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), recebeu nesta terça-feira (7) 100 ampolas de álcool absoluto, usado como antídoto para tratar casos de intoxicação por metanol.
De acordo com a superintendência do hospital, o Centro de Informações Toxicológicas (CIATox) também aumentou a capacidade de testagem dos pacientes (entenda abaixo).
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias da região em tempo real e de graça
No fim da última semana, o governo de São Paulo anunciou que distribuiria 2 mil novas frascos da substância nos principais centros de referência do Estado, o que inclui o HC.
“Nós recebemos 100 dessas ampolas. Cada ampola de álcool absoluto tem 10 ml. O estado de São Paulo disponibilizou 100 e estará disponibilizando mais se necessário for”, comentou Elaine Cristina de Ataide, superintendente da unidade.
🔍 O etanol farmacêutico, também chamado de álcool absoluto, funciona como alternativa ao fomepizol, que é considerado tratamento de referência internacional, mas que não está disponível no mercado brasileiro. A substância age como antídoto, pois impede que o metanol seja convertido em ácido fórmico, uma substância ainda mais perigosa.
Aumento da capacidade de testagem
Elaine conta também que o CIATox ampliou a capacidade de testagem das amostras de pacientes com suspeita de intoxicação. Para isso, houve o remanejamento de profissionais do hospital.
“A gente conseguia fazer um número um pouco menor, mas hoje nós conseguimos fazer oito exames por hora. São cerca de 190 exames por dia. Cada exame leva, em média 15 minutos por dia”.
“Esse exame pode tanto ser sangue, quando a ingesta é mais precoce, quanto exame de urina, quando a ingesta é um pouco mais tardia. Ele dando positivo, confirma a necessidade do etanol”.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *