Jornalista transforma luto em campanha para ajudar animais abandonados após perder cachorra de 15 anos: ‘Me transformou’


Os animais de estimação são considerados membros da família para muitas pessoas. Quando morrem, deixam seus tutores desolados.
Foi o que aconteceu com a jornalista Carla Francisco, de Mirassol (SP), que, em meio ao luto, encontrou forças para transformar a dor em apoio para animais em situação de rua.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A cachorrinha Lisa, sua companheira de quatro patas, conviveu com Carla por 15 anos e cinco meses. O animal chegou à jornalista por meio de uma doação e, desde então, a vida da tutora nunca mais foi a mesma.
Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficar 26 dias em tratamento, Lisa não resistiu e morreu em abril deste ano.
Carla Francisco e sua companheira Lisa
Arquivo Pessoal
Lidar com a ausência do pet não foi uma tarefa fácil para Carla. Em novembro, mês em que a cachorra completaria 16 anos, a jornalista iniciou a campanha “Transformando Destinos” para arrecadar recursos que serão doados a instituições de proteção animal.
Em entrevista ao g1, ela revelou mudanças em seu estilo de vida após o convívio com a cachorra.
“Desde que ganhei a Lisa, comecei a prestar mais atenção no mundo pet e, posteriormente, nos animais de uma forma geral, não só nos domésticos. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que a Lisa me transformou. Comecei a me indignar com o fato de ela ter tanto enquanto outros animaizinhos não terem nada. Também me tornei vegetariana por acreditar que não posso amar uns e aceitar a morte de outros. Todos são iguais e já está provado cientificamente que são seres sencientes”, comenta Carla Francisco.
Lisa morreu aos 15 anos em Mirassol (SP)
Arquivo Pessoal
Atualmente, Carla participa de diversos projetos de bem-estar animal, realizando doações para instituições e protetores independentes. Seu envolvimento se estende ao apoio em resgates de pets abandonados. Foi em uma dessas situações que ela encontrou sua gata de estimação, a Aretha, que hoje divide a casa com outros dois felinos, Jovi e Tadeu.
A jornalista afirma que pretende dar continuidade ao trabalho de apoio à causa animal.
“Sempre tive a intenção de iniciar um projeto próprio. Em São Paulo (SP), tive a oportunidade de cobrir várias histórias da Ampara Animal. A ONG é incrível e atua como uma central de apoio para outras instituições necessitadas. Minha ideia é replicar esse modelo aqui: cadastrar instituições e protetores e, então, direcionar a eles recursos, produtos e arrecadações”, finaliza Carla.
Carla Francisco e sua companheira Lisa brincando
Arquivo Pessoal
Esperança
Protetora independente há mais de sete anos em Mirassol, Jucimara Ventura é uma das pessoas que vai receber o apoio proveniente da campanha organizada por Carla.
Recentemente, Jucimara resgatou três gatos abandonados que estavam com graves problemas de saúde. Desses, dois foram diagnosticados com Esporotricose, uma infecção fúngica causada por fungos do gênero Sporothrix, e o terceiro com Peritonite Infecciosa Felina (PIF), uma doença viral que surge como consequência de uma mutação do coronavírus felino.
O custo para o tratamento dessas doenças é alto. Para arcar com o valor e salvar a vida dos felinos, Jucimara conta com a ajuda de amigos e pessoas que apoiam a causa animal.
“É crucial encorajar mais campanhas em benefício das protetoras de animais, permitindo que elas resgatem e ofereçam tratamento e cuidados aos animais necessitados. Atualmente, além dos casos de esporotricose, que já estamos tratando, há muitos outros animais em situação de risco que conheço, mas que infelizmente não consigo resgatar”, comenta Jucimara.
A protetora também faz um apelo à população sugerindo formas de contribuir e possibilitar melhores condições de vida para os pets resgatados.
“As pessoas podem nos ajudar com a doação de medicamentos, rações e até mesmo recursos financeiros, ou por meio da divulgação das rifas que as protetoras organizam para custear as clínicas”, informa Jucimara.
Além dos três gatos resgatados por Jucimara, a campanha coordenada por Carla irá apoiar mais duas protetoras. O objetivo inicial é arrecadar R$ 3 mil. Se esse valor for superado, a jornalista planeja iniciar uma nova campanha de vacinação para cães e gatos que vivem em abrigos e ainda não foram imunizados.
Como ajuda
As arrecadações para a campanha “Transformando Destinos” vão até sexta-feira (14). Quem quiser contribuir pode ter acesso a mais informações clicando neste link.
Carla Francisco e sua companheira Lisa
Arquivo Pessoal
* Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *