Loja de brownie anuncia reforma com ‘corte’ de árvores de mais 60 anos, mas recua após repercussão negativa em Boa Vista


Fachada da Brownie.com atual e projeto com reformas
Caíque Rodrigues/g1 RR e Reprodução/Instagram
A doceria Brownie.com, no Centro de Boa Vista, gerou polêmica nas redes sociais após divulgar um projeto de reforma que não incluía duas árvores com mais de 60 anos em frente à loja. Questionada, a empresa afirmou que elas seriam cortadas, mas diante da repercussão negativa recuou e alegou que seguiu “orientações técnicas” da Defesa Civil Municipal.
Procurada, a prefeitura de Boa Vista, que responde pela Defesa Civil Municipal, não se pronunciou sobre o assunto até a última atualização da reportagem.
O anúncio da reforma na Brownie.com foi publicado no Instagram da loja na última segunda-feira (22) . O post, que mostra uma maquete digital de como ficaria a nova fachada, recebeu quase 200 comentários até esta quinta (25) de clientes elogiando e pessoas criticando o projeto:
“Eba mais uma ilha de calor na cidade!!”; “A crise é ética e estética”; “Por favor não cortem a árvore. Ela é a identidade do local e, principalmente, faz parte da identidade da cidade”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
A loja aluga o prédio da família Coelho, tradicional em Boa Vista. O servidor público federal aposentado e dono do imóvel, Pedro Coelho, de 78 anos, disse ao g1 a família não autoriza a retirada: “Podar até pode, mas derrubar, não”.
Em meio às críticas, a loja curtiu comentários que defendiam a queda das árvores e afirmavam que elas “atrapalham a calçada”.
Doceria Brownie.com recebe críticas ao afirmar que cortará árvores em reforma
Reprodução
Nessa quarta-feira (23), a Brownie.com publicou uma nota reafirmando que as árvores seriam retiradas e prometendo plantar outras espécies no local.
“As árvores retiradas da lateral da loja não foram uma escolha nossa. Confiamos nas orientações técnicas e sabemos da importância da preservação do verde em nossa cidade”, dizia o comunicado.
‘Eu que plantei essas árvores’, diz dono do prédio
Pedro Coelho, 78 anos, funcionário público federal aposentado e dono do ponto onde funciona a Brownie.com
Caíque Rodrigues/g1 RR
O dono do prédio alugado para a Brownie.com disse ainda que, quando era adolescente, plantou as árvores junto com o pai e que elas têm mais de 60 anos.
“Eu que plantei essas árvores. Isso aqui é vida, é sombra, é fresquinho. Se cortar, vai ser só sol. A gente respira melhor com elas”, frisou.
‘Laudo verbal’
O proprietário da doceria, Haroldo Leão, que administra o negócio com a esposa, Keylla Lima, disse ao g1 nesta quarta-feira (24) que a ideia do corte não partiu da empresa. Segundo ele, a orientação para a derrubada foi passada verbalmente pela Defesa Civil Municipal, mas a loja não possui nenhum documento oficial que autorize a retirada das árvores.
“Eles falaram que havia risco por causa das raízes expostas, mas nunca entregaram nada por escrito. Hoje, nem poderiam mais fazer isso. A árvore não vai ser cortada por nossa vontade, só se um órgão oficial determinasse”, disse Haroldo.
Árvores em frente de doceria em 2025 e em 2012
Caíque Rodrigues/g1 RR e Reprodução/Google Street View
Ele explicou ainda que a maquete publicada nas redes sociais não representava um projeto executivo, mas apenas um “estudo de fachada” feito por “designers de comunicação”.
“Aquilo é só uma maquete. Se precisar, a gente coloca as árvores de volta nela. Elas continuam no mesmo lugar”, completou.
Resposta ‘inocente’
Diante da polêmica, a empresária Keylla Lima fez uma transmissão ao vivo no Instagram nessa quarta-feira (24) e disse que tudo começou porque deu uma resposta “rápida e inocente” ao comentário de uma seguidora que questionava sobre as árvores.
No comentário, a mulher perguntou: “Vocês vão tirar as árvores?”. “Olá! Vamos sim”, respondeu a Brownie”. Mas, segundo Keylla, essa não era a intenção da loja.
“Jamais passou pela nossa cabeça cortar essas árvores. Quem conhece minha casa sabe que sou apaixonada por plantas. Nosso objetivo é cuidar delas e, se for preciso, podar de forma consciente. Não dependemos da nossa vontade, isso cabe aos órgãos públicos”, declarou Keylla.
Segundo a empresária, técnicos da Defesa Civil Municipal visitaram a loja em fevereiro e apontaram problemas causados pelas raízes, que já teriam danificado a calçada e a estrutura interna da loja.
“Eles chegaram e falaram: ‘Ó, a gente tá fazendo uma avaliação aqui de uma árvore na lateral e essa árvore infelizmente tá quebrando toda a calçada, já quebrou tudo’. Eu já fiz cinco reparos em dez anos por causa dessa árvore”, disse.
Além disso, ela contou que nessa terça foi novamente no órgão e no setor de fiscalização ambiental, e também equipes da prefeitura para avaliação na. Segundo ela, todas as partes conversaram sobre a preservação das árvores e estão buscando maneiras de mantê-las sem precisar cortá-las.
A Defesa Civil Municipal ainda não se pronunciou sobre o assunto. Registros no Google Maps mostram que as árvores existem antes mesmo da Brownie.com se instalar no local. Em 2012, as duas árvores estavam de pé.
“Não depende da Brownie.com decidir. Quem dá a ordem é a Defesa Civil e os órgãos ambientais. Eu e o Haroldo vamos fazer de tudo para não cortar essas árvores. Nosso papel é pedir uma vistoria e tentar resolver com poda, não retirada”, afirmou.
Relembre outra polêmica sobre corte de árvores em Boa Vista:
Gigantes e sagradas na Amazônia, três Sumaúmas de 50 anos serão derrubadas em Boa Vista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *