Lula e Trump: equipes planejam começar debates nesta quinta sobre possível encontro

A equipe diplomática brasileira planeja começar, nesta quinta-feira (25), as discussões com o governo dos Estados Unidos sobre uma possível reunião ou conversa por telefone entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.
A movimentação ocorre após Trump elogiar publicamente Lula, afirmando ter tido “uma química excelente” com ele, a quem classificou como “um cara muito agradável”.
O comentário foi feito durante o discurso de Trump na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23).
Governo brasileiro adota cautela sobre conversa entre Trump e Lula
Apesar do otimismo, o dia seguinte aos discursos, nesta quarta-feira (24), não registrou contatos oficiais entre as equipes.
A prioridade de ambos os presidentes foi o retorno a suas respectivas capitais, Brasília e Washington D.C. A expectativa de diplomatas do Itamaraty é que os preparativos “comecem a andar” a partir desta quinta-feira (25), quando as agendas de ambos os lados devem se estabilizar.
Apesar da comemoração inicial, integrantes da equipe próximos a Lula pedem cautela. Eles lembram que a imprevisibilidade de Trump é um fator a ser considerado, e que o gesto de aproximação não pode ser aceito “pelo valor de face”.
Por isso, o Itamaraty adotou um discurso de extrema prudência antes de dar qualquer passo em relação à possibilidade de um distensionamento entre os presidentes Lula e Donald Trump.
O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre o encontro, afirmando nesta quarta-feira (24) que “aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu” sobre um encontro com Donald Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e que “pintou uma química mesmo” com o presidente dos Estados Unidos.
Lula não rejeitou a ideia de um encontro presencial, mas o mais provável é que a conversa aconteça por meio de uma ligação.
Lula diz que encontro com Trump deixou de ser impossível: ‘Pintou uma química mesmo’
Próximos passos e possíveis pautas
As equipes diplomáticas já se preparam para discutir os possíveis formatos do contato, que pode ser uma videoconferência, uma ligação ou, até mesmo, um encontro presencial em uma data futura.
Os temas que podem ser abordados em uma eventual conversa incluem a cooperação em áreas como a economia, o comércio e o meio ambiente.
O governo brasileiro mantém contato com o setor privado, e discute temas que podem entrar na mesa de possíveis conversas futuras, caso o primeiro passo dê certo. Entre os temas estão biocombustíveis, a questão das big techs, carnes, minerais críticos e terras-raras.
A declaração de Trump, embora informal, é vista como um sinal de aproximação em um momento de desafios globais e bilaterais.
Na avaliação de diplomatas, o tom cordial indica que a relação entre os dois países pode ser reavaliada e fortalecida, independentemente das diferenças ideológicas entre os líderes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *