Malba Lucena, ex-deputada estadual conhecida por fundar cursos de informática, morre aos 81 anos, no Recife


Ex-deputada estadual Malba Lucena morre aos 81 anos
Reprodução/Instagram
A ex-deputada estadual de Pernambuco Malba Lucena morreu, nesta terça-feira (30), aos 81 anos, no Recife. Ao g1, o filho da ex-parlamentar, que é medico e ex-deputado federal, Charles Lucena, informou que a mãe teve morte cerebral em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Além da atuação parlamentar, Malba Lucena se tornou conhecida como fundadora de uma rede de cursos populares de informática, inglês e espanhol, que tinha o nome dela e trazia o slogan “Quem ama, educa” (saiba mais abaixo).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo Charles, a mãe passou três meses internada tratando uma infecção respiratória, mas já tinha recebido alta e estava em casa. No sábado (27), ela passou mal e foi levada ao hospital Unimed, onde foi identificada uma trombose no cérebro.
“Ela estava em casa. Ela passou três meses internada tratando uma infecção respiratória. Voltou para casa. Quando voltou para casa, […] surgiu um trombo e ela teve uma parada [cardíaca]. O trombo subiu para o cérebro e ela foi levada para o hospital novamente. Lá, fizeram uma tomografia e viram que foi um AVC extenso no cérebro todo, com edema no cérebro todo, quer dizer, ela está com morte cerebral”, contou.
Charles contou também que o sepultamento ainda não tem data e horário definidos porque a família está esperando o protocolo da morte cerebral. Segundo ele, o enterro será no Cemitério Parque das Flores, no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife, onde a família tem um jazigo.
“A gente está esperando fechar o protocolo de morte encefálica. […] Esse protocolo, depois de feito, aí vamos saber a possibilidade da doação de órgãos, então temos que esperar fechar isso para poder saber quando será [o enterro]”, contou.
Em publicação nos stories do Instagram, Charles também escreveu uma nota de pesar lamentando a morte da mãe.
“Minha mãe, Malba Lucena, partiu. Professora e guerreira, mulher única, intensa e cheia de amor. Mãe de 6 filhos, 28 netos e 10 bisnetos. Seu legado e seu jeito estarão sempre comigo. Te amo para sempre, minha mãe”, diz o story.
Quem foi Malba Lucena
Filho de um casal de pernambucanos, Malba Lucena nasceu em Maceió e exerceu dois mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) entre 1999 e 2007 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ela também concorreu a um novo mandato em 2022, mas não foi eleita.
Além da atuação política, Malba também foi conhecida pelo seu investimento no setor educacional.
A ex-deputada popularizou, junto com o filho, o ensino de informática, inglês e espanhol com a instalação de cursos populares no Grande Recife e em outras regiões do estado. As unidades eram conhecidas pelo slogan “Quem ama, educa”.
“Democratização do aprendizado de informática, de inglês e de espanhol. Foi um período muito bom, a gente conseguiu formar um milhão de pernambucanos”, contou Charles.
Em nota, o presidente da Alepe, Álvaro Porto, e o primeiro secretário da Casa Legislativa, Francismar Pontes, lamentam o falecimento da ex-deputada.
“Com pesar, recebemos a notícia do falecimento da ex-deputada estadual Malba Lucena, ocorrido nesta terça-feira (30). (…) Externamos os pêsames e solidariedade da Alepe aos familiares e amigos da ex-deputada. Que Deus confortar a todos neste momento de saudade e dor”, diz trecho do comunicado.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *