Manifestações causam mudança na rota da PEC da Blindagem no Senado

Camarotti: Senado deve derrubar PEC da Blindagem essa semana
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou ao blog que as manifestações do último domingo (21) motivaram uma mudança de estratégia na tramitação da chamada PEC da Blindagem na Casa.
Inicialmente, a ideia era evitar pautar o texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na tentativa de “empurrar o problema com a barriga”. Mas, a pressão da sociedade foi tão grande durante as manifestações desse domingo, que não faz mais sentido segurar a proposta.
A ideia agora é votar e derrubar a PEC da Blindagem no Senado, se possível ainda nesta semana.
De acordo com Otto Alencar, há um acordo sobre o tema pactuado com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).
Segundo os cálculos do relator da CCJ, dentro da comissão, já são pelo menos 18 votos contrários ao texto. Em um colégio formado por 27 senadores, isso significa que há maioria absoluta para derrubar a proposta.
No caso do plenário, pelo menos 50 senadores pretendem votar pela derrubada, em um colegiado de 81 senadores. Seriam necessários, pelo menos, 49 votos favoráveis para a aprovação da PEC.
A diferença entre o contexto da Câmara e do Senado, segundo avaliação de Otto Alencar ao blog, é que os senadores estão preocupados com as eleições de 2026, tendo em vista que a eleição para conquistar uma cadeira na Casa é majoritária.
Ou seja, diferentemente do que ocorre na Câmara, em que os deputados conseguem se eleger com votos do partido ou da coligação, no Senado, a opinião pública tem maior peso. Nas próximas eleições, 54 cadeiras estarão em disputa na Casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *