Manifestantes se reunem na Praça das Águas, no Centro de Boa Vista.
Yara Ramalho/g1 RR
Manifestantes se reunem na noite deste domingo (21) na Praça das Águas, no Centro de Boa Vista, para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que anistia pessoas condenadas pelo ato golpista do 8 de janeiro de 2023.
O grupo se concentrou em frente ao Portal do Milênio, por volta das 18h. No local, membros de movimentos de esquerda, de partidos políticos e movimentos estudantis criticaram os votos dos parlamentares do estado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
Dos oito deputados federais de Roraima, sete votaram a favor da PEC. No caso do projeto que pede a anistia, seis votaram a favor da urgência, um foi contrário e um não compareceu à votação.
Os manifestantes também levaram cartazes que pedem a defesa da democracia, taxação para bilionários, o fim da escala 6×1 e os rostos dos deputados federais do estado, com frases como “traidores”.
Manifestantes em Roraima levantaram cartazes com os rosto dos deputados federais do estado.
Yara Ramalho/g1 RR
LEIA TAMBÉM:
PEC da Blindagem: veja como votaram os deputados federais de Roraima
Manifestantes fazem atos contra a PEC da Blindagem e Projeto da Anistia em cidades brasileiras
Urgência do projeto de anistia: como votaram os deputados federais de Roraima
Eles também gritam palavras de ordem contra a anistia e chamaram a Proposta de Emenda à Constituição de “PEC da Bandidagem”. O texto-base, aprovado na Câmara dos Deputados na última semana, busca proteger parlamentares contra a abertura de processos penais no Supremo Tribunal Federal (STF).
Após ser aprovada na Câmara, a PEC da Blindagem segue para análise no Senado, onde sofre resistência. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), disse à GloboNews neste domingo (21) que vai pautar o texto na próxima reunião do colegiado para “sepultar de vez esse assunto”.
Manifestantes reunidos em Boa Vista, Roraima, contra a PEC da Blindagem e projeto da Anistia.
Yara Ramalho/g1 RR
Na última quarta-feira (17), os parlamentares aprovaram o pedido de urgência para acelerar a análise do texto prevê anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
🔎 Anistia é o perdão concedido pelo Estado a determinados crimes. Nesse caso, implica a extinção da punibilidade, ou seja, os beneficiados deixam de responder judicialmente pelo delito.
O texto-base usado como referência na votação da urgência foi apresentado pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), mas ainda não é o texto final do projeto. Com a aprovação da urgência, a proposta poderá ser votada diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa.
Manifestantes fazem atos contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia em diversas cidades
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.