Embarcação à deriva em São João da Barra; tripulante se recusou a ser socorrido e pulou no mar
Parahybano
A Marinha do Brasil resgatou nesta semana uma embarcação pesqueira que ficou à deriva em São João da Barra, no Norte Fluminense, após uma pane elétrica que paralisou os motores. O barco, com dois tripulantes, havia saído de Piúma–ES e foi localizado nas proximidades do Porto do Açu. Durante o resgate, um dos homens se recusou a ser socorrido e pulou no mar.
Segundo a Marinha, as equipes foram acionadas na noite de domingo (5) e mobilizaram a Agência da Capitania dos Portos em São João da Barra, além de uma equipe de busca e salvamento. Um navio offshore que estava próximo foi chamado para prestar o primeiro apoio.
A embarcação chegou a ser rebocada, mas durante o trajeto, o comandante soltou os cabos de amarração e se afastou do navio de apoio, recusando o resgate. Na manhã seguinte, um novo pedido de socorro foi feito pelo mesmo barco, ainda à deriva no entorno do Porto do Açu.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
A operação foi retomada com o apoio do Navio-Patrulha Oceânico “APA”, que partiu do Rio de Janeiro, e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). O Corpo de Bombeiros também participou da ação.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O barco foi localizado novamente e o resgate iniciado. No entanto, um dos tripulantes voltou a se recusar a receber ajuda e pulou no mar, nadando até a praia mais próxima. O outro foi resgatado, medicado e não sofreu ferimentos graves.
Durante a operação, a embarcação começou a naufragar após entrada de grande volume de água. O barco foi rebocado para Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. A Marinha informou que não houve indícios de poluição hídrica.
Em nota, o Porto do Açu esclareceu que a embarcação estava fora da área de monitoramento do Complexo Portuário, e que a ocorrência ficou sob responsabilidade da Marinha.
Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas do incidente, as circunstâncias e eventuais responsabilidades.