Maternidade de Mogi das Cruzes deve começar a funcionar a partir de dezembro, diz secretário


Secretário de Saúde do estado de São Paulo visita Suzano
A Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes deve iniciar os atendimentos a partir de dezembro deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, durante visita ao Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), em Suzano, nesta sexta-feira (26).
Durante a manhã , ele esteve no HRAT para participar da cerimônia que deu à unidade o nome do deputado e ex-prefeito de Suzano, Estevam Galvão de Oliveira.
O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), acompanhou o secretário durante a visita.
Depois, eles seguiram para Guararema e devem finalizar o dia em uma visita técnica à obra do hospital regional de Arujá.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Segundo o secretário, ele se reuniu com a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), para discutirem sobre os repasses dos recursos para o funcionamento da maternidade.
“Os recursos para custeio já foram compactuados e o recurso que estamos fazendo para terminar de equipar o hospital também já foi repassado. Nós acreditamos que, a partir de dezembro, nós podemos estar com essa maternidade funcionando em Mogi das Cruzes”, afirmou.
Em janeiro deste ano, em visita à unidade acompanhado por Mara e por Prado, Paiva informou que a unidade deveria iniciar os atendimentos às gestantes ainda em 2025.
As obras da futura maternidade localizada no distrito de Brás Cubas foram iniciadas em novembro de 2019 e o prédio foi finalizado em abril de 2022, com um investimento total de R$ 38,8 milhões, sendo o investimento apenas da Prefeitura.
Atualmente, as gestantes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidas na Santa Casa de Mogi das Cruzes. No prédio da maternidade, desde 2022, funcionam apenas o Pró-Mulher e o Banco de Leite Humano.
Outros anúncios
Na visita, Paiva também falou sobre outros assuntos relacionados à saúde de Mogi das Cruzes. Entre eles, um projeto para construção de uma unidade de urgência e emergência no município, anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), no começo do ano.
De acordo com o secretário, o pronto-socorro provavelmente será próximo do hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, para facilitar o acesso de pacientes dessa unidade.
“Nós negociando o aporte que nós precisamos para essa unidade, o perfil assistencial dela, para poder calcular tanto o recurso para construção como também pra custeio. Então, esse desenho que estamos fazendo do perfil assistencial, acredito que já deve estar entrando em linha de produção”, informou.
Paiva anunciou a ampliação do tratamento de pacientes renais crônicos do Alto Tietê. No HRAT em Suzano, as obras para incluir mais 40 cadeiras para o atendimento de hemodiálise já iniciaram. Elas devem ser entregues em março de 2026.
Segundo o secretário, até dezembro deste ano o Hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba deve inaugurar mais oito cadeiras de hemodiálise.
“Só nessas duas unidades, até o mês de dezembro, 50 pacientes serão atendidos em Itaquá, de dezembro até março, mais 240 em Suzano. E também o hospital de Arujá, que pretendemos entregar no ano que vem, no segundo semestre, que teremos mais 20 cadeiras. Isso significaria mais 120 pacientes. Acreditamos que com isso podemos atender todos os pacientes renais crônicos da região”, pontuou.
Leia mais
Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes deve atender gestantes até o final de 2025, diz secretário
Adolescente assassinada: polícia suspeita de mensagens apagadas por ex-padrasto e tenta recuperar conversas do dia do crime
Atualmente no prédio da Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes funcionam o Pró-Mulher e o Banco de Leite Humano
Larissa Rodrigues/g1
Veja tudo sobre o Alto Tietê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *