Mediadores internacionais pressionam Israel e Hamas a manterem o cessar-fogo após incidentes na Faixa de Gaza


Mediadores pressionam Israel e Hamas a manterem cessar-fogo
A repetição de incidentes na Faixa de Gaza levou mediadores internacionais a pressionar Israel e o grupo terrorista Hamas a manterem o cessar-fogo.
O governo de Israel disse que soldados atiraram nesta segunda-feira (20) em pelo menos três grupos de militantes que avançavam sobre as posições israelenses na Faixa de Gaza. Tanques israelenses também fizeram disparos contra posições do Hamas.
Em Nuseirat, palestinos enterraram os corpos de parentes que morreram no conflito de domingo (19). A operação, segundo Israel, foi uma resposta ao ataque de terroristas do Hamas que mataram dois soldados.
Os moradores dizem que é difícil saber onde fica a linha que marca as posições definidas pelo cessar-fogo. Nesta segunda-feira (20), Israel divulgou imagens de veículos espalhando barreiras amarelas para demarcar a divisão. Uma porta-voz do governo disse que Israel vai policiar com firmeza o cumprimento do acordo.
Na Casa Branca, o presidente americano, Donald Trump, voltou a atribuir as violações a grupos isolados dentro do Hamas, mas disse que, se os ataques persistirem, o grupo será erradicado.
Depois da interrupção de domingo (19), as passagens de fronteira de Kerem Shalom e Kissufim foram reabertas na manhã desta segunda-feira (20). Segundo as Nações Unidas, o volume de ajuda humanitária que entrou em Gaza é muito inferior ao necessário.
Mediadores internacionais pressionam Israel e Hamas a manterem o cessar-fogo após incidentes na Faixa de Gaza
Jornal Nacional/ Reprodução
A diplomacia corre para acalmar os ânimos e manter o frágil cessar-fogo. Chefes do Hamas estão no Cairo para conversar com os mediadores do Egito e do Catar. Os enviados de Donald Trump se encontraram nesta segunda-feira (20) em Jerusalém com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. E o vice-presidente americano, J.D. Vance, chega nesta terça-feira (21) a Israel.
A prioridade dos negociadores é acertar as bases para a segunda fase do acordo de cessar-fogo. Na pauta estão pontos delicados, como a mobilização de uma força de estabilização, a retirada das tropas israelenses e o desarmamento do Hamas.
Nesta segunda-feira (20), o Hamas entregou à Cruz Vermelha o corpo de mais um refém israelense. Ele teria sido desenterrado no domingo (19) em Gaza. As famílias ainda esperam a devolução de 15 corpos.
LEIA TAMBÉM
Mesmo após bombardeios de Israel, Trump diz que cessar-fogo em Gaza continua em vigor
Israel volta a bombardear Gaza após acusar Hamas de romper cessar-fogo e atacar militares
‘Pior do que começar do zero’: por que reconstrução em Gaza é tão desafiadora

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *