Médica enfrenta falta de estrutura, logística precária e até o tráfico para atender comunidades isoladas no Amazonas


Baixada em Pauta: Bruna Giacomelli Moraes Carraro é a convidada da semana
A médica pediatra Bruna Giacomelli Moraes Carraro, de 40 anos, deixou Santos, no litoral de São Paulo, para participar de uma missão humanitária em comunidades ribeirinhas de Tarumã-Açu, em Manaus, no Amazonas. Por se tratar de uma região dominada pelo tráfico, precisou pedir autorização para entrar em alguns locais. Mesmo diante do risco, disse ter escolhido o destino pelas perspectivas que pode abrir no futuro.
“As pessoas veem uma coisa grande sendo feita para que as pequenas possam acontecer”, afirmou.
A ação foi realizada em setembro deste ano pelo projeto Guardiões do Futuro, criado por Bruna em parceria com outros residentes de Pediatria. A iniciativa também reúne médicos de diferentes especialidades, além de dentistas e enfermeiros.
Durante uma semana, a equipe esteve em comunidades da região Norte do país, oferecendo atendimento médico e odontológico a moradores que, em muitos casos, não têm acesso a serviços básicos de saúde. Todo o trabalho foi realizado com recursos e medicamentos fornecidos pelos próprios profissionais.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A rotina era intensa. Os médicos acordavam cedo, organizam os materiais no barco e seguiam para as comunidades.
“Muitas vezes atendíamos dezenas de pessoas em um único dia, em locais improvisados como escolas, salões comunitários ou igrejas, onde houvesse espaço para nos organizar”, contou Bruna.
A jornada pela Amazônia foi contada pela médica em conversa com o jornalista Matheus Müller durante o podcast Baixada em Pauta. Durante o bate-papo, ela relatou os desafios e perrengues enfrentados no local, usado como rota de tráfico, além da trajetória profissional e projetos sociais futuros.
De acordo com Bruna , as maiores dificuldades foram a infraestrutura precária, a logística de transporte e a limitação de recursos, o que obrigou a equipe a ser criativa na hora de oferecer o atendimento.
Médica leva tratamento às comunidades no Amazonas e enfrenta desafios de infraestrutura e logística: ‘Aqui é rota de tráfico’
Arquivo pessoal
Rota de tráfico
Toda a missão foi planejada pelo projeto, mas Bruna relatou um ‘imprevisto’: a equipe não havia considerado que poderia esbarrar na rota de tráfico da região. Para acessar as comunidades, os profissionais precisaram de autorização e ainda enfrentaram um episódio em que moradores pediram socorro diretamente no barco deles.
“Chegou outro barco que encostou com uma moça com um ferimento bem grande, bem exposto. Aí foi dado atendimento, ela estava grávida e aí, na hora de remover essa paciente para o hospital mais próximo, começou assim: ‘Você vai deixar o médico ir?’ Não sei o quê. Foi aí que começou a gente a entender a situação. Aqui é rota de tráfico”.
Projetos futuros
Grupo leva tratamento à comunidades no Amazonas e enfrenta desafios de infraestrutura e logística
Arquivo pessoal
Bruna afirmou que a oportunidade de ir para a Amazônia foi apenas o primeiro impulso do projeto. De acordo com ela, a expectativa é que os médicos possam ajudar pela região da Baixada Santista também.
“Ela [Amazônia] traz portas abertas para nós. Se eu falar assim: ‘Vou fazer um projeto que a gente vai ver as crianças da Catarina de Moraes’. Você acha que quem vai aprovar o meu projeto? Ninguém, porque as pessoas não estão olhando nisso, elas estão vendo o grande”.
Trajetória
Formada há 16 anos em Medicina, Bruna é especialista em Pediatria e atua como coordenadora da residência médica da área na Santa Casa de Santos. Ela também é concursada da prefeitura de São Vicente, tem um consultório particular e é professora universitária.
Ela contou que sua carreira começou pelo desejo de cuidar de crianças e famílias. “Sempre tive no coração a missão de ser pediatra, então desde a faculdade foquei na formação médica e, depois da residência, mergulhei não só na assistência, mas também na educação e na gestão em saúde”.
Bruna Giacomelli Moraes Carraro é a convidada no podcast Baixada em Pauta
g1 Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *