
Mel Lisboa fala sobre emoção de reviver Rita Lee nos palcos em Rio Preto
São José do Rio Preto (SP) recebe sessões do premiado espetáculo “Rita Lee – Uma Autobiografia Musical”, estrelado pela atriz Mel Lisboa. A peça, que celebra a trajetória e o legado da rainha do rock brasileiro, ocorre no Teatro Paulo Moura, em frente à represa.
Após os ingressos das duas apresentações regulares se esgotarem, o musical abriu uma sessão extra às 16h neste sábado (1º). Em entrevista ao g1, a atriz contou que a conexão do público com Rita é o que faz o musical se tornar uma experiência tão intensa e requisitada.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Na visão de Mel, o espetáculo desperta uma sensação de reencontro com a artista, que morreu no dia 8 de maio de 2023, o que, segundo ela, justifica a sala do teatro lotada.
“Ela é uma artista muito única. Então, durante gerações e gerações, as pessoas se identificam com as letras que ela escreveu. A personalidade dela debochada, a irreverência dela também faz com que as pessoas se divirtam ao mesmo tempo”, comenta Mel.
Na apresentação, Mel conta a história de Rita com base no livro da cantora, lançado em 2016 e um dos maiores sucessos editoriais do Brasil. O livro narra os altos e baixos da carreira de Rita.
A cantora morreu aos 75 anos, cerca de dois anos após iniciar um tratamento contra o câncer de pulmão. Conhecida como padroeira da liberdade, Lee ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo. A artista também recebeu o título de “rainha do rock brasileiro” ao longo de quase 60 anos de carreira.
✨ O convite inesperado
Mel Lisboa fala sobre emoção de reviver Rita Lee nos palcos em Rio Preto (SP)
Rita Lee – Uma Autobiografia Musical/Divulgação
Mel Lisboa lembra que o convite para viver Rita no espetáculo da autobiografia surgiu por meio do diretor Márcio Macena, há mais de uma década, quando ele sonhava em adaptar o livro “Rita Lee Mora ao Lado”, de Henrique Bartsch.
A princípio, Mel comenta que não se achava parecida com Rita e, por um momento, duvidou de si mesma e de que poderia assumir o papel para interpretar a personalidade da artista. Anos depois, a ideia do novo musical surgiu quando Mel gravou a versão em audiolivro, como Rita, em 2022.
O projeto ganhou força com o tempo – e acabou sendo abraçado pela própria Rita. Ao dar vida à rainha do rock, Mel relembra com carinho os momentos em que pôde encontrar a cantora pessoalmente, inclusive na plateia do espetáculo.
O contato, conforme a atriz, foi essencial para que a montagem honrasse o legado de Rita. Mel ainda comemorou a oportunidade de levar o espetáculo a novas plateias fora da capital.
“É muito legal poder levar para o interior, porque a gente sabe que nem tudo consegue chegar, né? Muitas vezes a pessoa não pode se deslocar até São Paulo para assistir, então é uma forma de também democratizar a cultura, fazer com que as pessoas tenham mais chances de assistir ao espetáculo, de vivenciar isso com a gente”, celebra Mel.
O trabalho, aliás, rendeu a Mel prêmios como melhor atriz, a colocou de vez entre os maiores nomes do teatro nacional, com uma frutífera e diversificada carreira.
O diretor da peça, Márcio, por sua vez, disse que a força de Rita vai além das canções e do ícone do rock. De acordo com ele, o espetáculo tem o poder de imersão raro.
“Acho que o público ficou órfão desde a morte de Rita. O encontro com a Mel nos palcos cura essa perda e nos conecta à energia. Tudo ligado ao fato de o espetáculo contar a história da vida de Rita, que traz ao espectador para dentro do cenário”, comenta o diretor.
Mel Lisboa em espetáculo em homenagem a Rita em Rio Preto (SP)
Rita Lee – Uma Autobiografia Musical/Divulgação
Rita Lee é homenageada em espetáculo estrelado por Mel Lisboa em Rio Preto (SP)
Rita Lee – Uma Autobiografia Musical/Divulgação
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM