Memória Vanguarda: Veja o que era notícia neste mesmo dia anos atrás
O Link Vanguarda exibiu, no telejornal deste sábado (2), o quadro Memória Vanguarda, que resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste sábado, o quadro resgatou quatro momentos que foram notícia no dia 2 de agosto, mas em anos diferentes do século passado.
Confira abaixo:
2 de agosto de 1990
Plantação de aveia em Pindamonhangaba no dia 2 de agosto de 1990
Reprodução/TV Vanguarda
Em 1990, a inovação já era um ponto forte da região do Vale do Paraíba – e no campo, isso também trazia resultados.
Depois de 15 anos de pesquisa, começava a ser plantado no dia 2 de agosto de 1990, em Pindamonhangaba, um novo tipo de aveia.
Desenvolvida por um engenheiro agrônomo do departamento de águas do estado, a aveia desenvolvida no Vale do Paraíba passou a render 40 mil quilos por hectare – um desempenho bem melhor que os 15 ml quilos que o cultivo de aveia comum dava naquela época.
“Era o que esperávamos. Esta aveia produz bastante semente e vai nos tornar independente desta importação de semente pelos produtores do Vale do Paraíba. E como boa produtora de grãos, ele também pode ser destinado à alimentação humana ou de cavalos, que tem na sua ração a aveia como um elemento importante.”
Em comparação com a aveia comum, a nova aveia tinha sementes e cachos maiores. Por isso o aumento na produção era possível. Outra vantagem é que a cultura poderia ser intercalada com outros tipos de produção na mesma área.
“Esse material, desde o início, despontou como um dos melhores e veio se confirmando através de diversos anos de estudo. Agora a gente está satisfeito, porque o que se fez na teoria está sendo comprovado na prática.”
2 de agosto de 1991
Mais 40 urnas foram encontradas nas obras para construção da rodovia Carvalho Pinto
Reprodução/TV Vanguarda
Em 1991, a rodovia Carvalho Pinto começava a ser construída. Durante as obras em Caçapava, ocorreu uma grande surpresa: uma urna funerária e pedaços de cerâmica foram encontrados na terra.
Um grupo de arqueólogos foi chamado e mais 40 urnas foram encontradas. Ficou comprovado que no local ficava uma aldeia tupi guarani dos anos 1800.
“Com essas descobertas, aliadas a outras descobertas que já fizemos em Jacareí, vai ser possível a gente compreender como é que foi a ocupação indígena nessa região.”
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina