Metanol: ministério investiga caso no Piauí; ‘destilados em garrafas com rosca’ ministro faz alerta sobre riscos


Caso de intoxicação por metanol no Piauí é investigado pelo Ministério da Saúde
Lívia Ferreira / g1 PI
O ministro da saúde Alexandre Padilha confirmou o caso suspeito de intoxicação por metanol em um paciente internado em um hospital no Piauí. Segundo o gestor, o estado está sendo monitorado através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
“Primeiro caso suspeito no Piauí foi registrado na sexta a noite, a suspeita ainda, estamos monitorando. Tem uma determinação do Ministério da Saúde que é a notificação imediata. O profissional de saúde quando suspeitar de intoxicação tem que fazer a notificação imediata para o Cievs”, informou o ministro.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
🔎 O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI) analisa e responde a emergências em saúde pública, como surtos de doenças, através da coleta e análise de dados e da coordenação de ações de vigilância epidemiológica no estado.
De acordo com o ministro Padilha, a notificação imediata obriga o profissional de saúde a perguntar para o paciente onde ele bebeu, onde comprou a bebida e essa informação vai direto para as forças de segurança para que elas investiguem esses locais.
Caso em Parnaíba
Um paciente com suspeita de intoxicação por metanol está internado no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba, no litoral do Piauí. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira (3) pela Secretária de Estado da Saúde (Sesapi).
“O paciente permanece em acompanhamento clínico, sob medidas de suporte, e foram solicitados exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico”, disse o órgão por meio de nota.
Além disso, a Sesapi informou que a unidade segue o protocolo institucional validado, elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde (Nota Técnica Conjunta nº 360/2025).
A secretaria informou ainda que o caso foi encaminhado para a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e vai iniciar os procedimentos de investigação para apurar a origem da possível substância.
Veja a íntegra da nota da Sesapi:
A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) informa que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) recebeu um paciente com sintomas que levantaram a suspeita de possível intoxicação por metanol.
A unidade segue o protocolo institucional validado, elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde (Nota Técnica Conjunta nº 360/2025). O paciente permanece em acompanhamento clínico, sob medidas de suporte, e foram solicitados exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico.
Todas as condutas estão sendo adotadas em conformidade com as recomendações oficiais.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) encaminhou o caso para a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e vai iniciar os procedimentos de investigação para apurar a origem da possível substância.
As Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública do Piauí reforçam que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a proteção da população.
Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI)
Adulteração de bebidas: Vigilância Sanitária do Estado intensifica fiscalização em bares
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *