Minas Gerais registra aumento de furtos e receptações de veículos em 2025; diz SEJUSP


Minas Gerais registra aumento de furtos e receptações de veículos em 2025
Minas Gerais registrou aumento nos casos de receptação de veículos entre janeiro e julho de 2025, segundo dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Os registros de receptação cresceram: foram 881 em 2025, contra 690 no ano anterior, o que representa um aumento de 27,70%. Em compensação, o número de veículos recuperados em ocorrências de receptação teve alta de 18,40%. Foram 618 recuperações em 2025 contra 522 em 2024.
Outro dado que chama a atenção é o número de pessoas presas por receptação. Houve alta de 24,29% em relação ao mesmo período de 2024, passando de 840 para 1.044 detidos.
Casos de furtos de veículos
Os furtos de veículos também continuam em alta. No estado, foram 13.890 registros entre janeiro e julho de 2025, número superior aos 13.748 registrados no mesmo intervalo de 2024. Na capital mineira, os furtos passaram de 5.324 para 5.646, média de 26 por dia.
Segundo a Polícia Civil, muitos veículos furtados são encomendas de grupos criminosos e as ações criminosas não se limitam ao desmanche para venda de peças.
“Há organizações criminosas que têm uma divisão clara de tarefas entre aqueles que são responsáveis pelo furto ou roubo do veículo, aquelas que são responsáveis pela guarda desse veículo, aquelas que são responsáveis por adulterar esse veículo. Tem também os responsáveis pela venda e os receptadores, na grande maioria das vezes, ao final desse ciclo. Esses carros furtados ou roubados vão parar em outro estado ou no interior de Minas Gerais”, explicou o delegado Roberto Veran.
A Polícia Civil informou atua na investigação de crimes de furto e roubo de veículos, bem como de receptação. O trabalho abrange tanto a identificação de indivíduos diretamente envolvidos quanto daqueles que adquirem, de forma ilegal, os bens.
Além da atividade investigativa, promove operações em todo o estado, com o objetivo de combater a criminalidade e reduzir essa prática. Todas as ocorrências e denúncias registradas nas delegacias são devidamente apuradas, visando identificar e localizar os suspeitos.
Redução de roubos de veículos
Apesar do crescimento nos casos de receptação e furtos, os dados mostram uma queda nos roubos de veículos no estado, crime que envolve ameaça e violência.
Entre janeiro e julho de 2025, foram registrados 2.193 roubos, contra 2.729 no mesmo período de 2024. Em Belo Horizonte, a redução também foi observada: de 854 para 770 casos.
Vítima de furto por três vezes
A empresária Sandra Fernandes Cardinali, de 67 anos, teve o carro furtado três vezes em menos de um ano. A empresária conta que todos os furtos foram no mesmo endereço, a Avenida Sinfonia, no bairro Santa Amélia, em Belo Horizonte.
No primeiro caso, em agosto de 2024, o veículo foi encontrado desmontado. No segundo, em junho de 2025, os criminosos bloquearam o rastreador, dificultando a recuperação. Meses depois, em agosto, o carro de Sandra foi localizado rapidamente após o crime. Em todos os casos, câmeras de segurança flagraram a ação dos suspeitos.
“Seis anos que eu paro o carro aqui e aconteceram essas três vezes nesse último ano, mesmo com câmeras voltadas para o carro. Eles chegam tranquilamente e gastam, em média, oito segundos. Além de rastreador, eu investi em mais medidas de segurança pra minimizar”, explicou Sandra Cardinali.
Registros das três ocorrências de furto de veículo da empresária Sandra Cardinali em um ano.
Arquivo pessoal
Vídeos mais vistos no g1 Minas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *