Ministério da Saúde confirma segundo caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre


Caso suspeito de intoxicação por metanol é descartado no RS
O Ministério da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (6), o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol em Porto Alegre. A informação foi divulgada em novo boletim sobre os casos relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas contaminadas no país.
Com isso, o Rio Grande do Sul passa a ter dois casos confirmados como suspeitos e outro descartado, em Santa Maria.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
O Brasil tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol. Ao todo, o país já contabiliza 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Outras 200 ocorrências ainda estão em investigação.
O Ministério também confirmou duas mortes em São Paulo associadas à ingestão de metanol. Outros 12 óbitos seguem em investigação — sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.
O primeiro caso suspeito na capital gaúcha, divulgado no último sábado (4), se trata de um homem, de 38 anos, que foi internado mas já recebeu alta hospitalar. Ele teria consumido cachaça em Porto Alegre. O paciente teve o sangue coletado, e o resultado da análise para metanol não foi divulgado até a publicação desta reportagem.
Metanol: fígado vira ‘vilão’ e transforma bebida adulterada em veneno silencioso
Comitê intersecretarial
O governo do Rio Grande do Sul anunciou na sexta-feira (3) a formação de um comitê intersecretarial para acompanhar de forma rigorosa possíveis ocorrências de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol no estado.
A iniciativa foi determinada pelo governador Eduardo Leite e envolve as secretarias estaduais da Saúde, Segurança Pública e Agricultura.
O grupo contará com a participação de órgãos como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a Polícia Civil, a Brigada Militar e o Instituto-Geral de Perícias (IGP).
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
Intoxicação por metanol no estado
TV Globo/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *