Ministério da Saúde quer reforçar apoio a São Paulo na confirmação de casos suspeitos


Sobe para 225 o número de notificações de intoxicação por metanol
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (6) que o governo federal busca apoiar o estado de São Paulo para agilizar a confirmação e o descarte de casos em investigação relacionados ao surto em curso.
“Uma das ações que discutimos é apoiar o estado a fazer mais rapidamente a confirmação ou o descarte dos casos”, disse Padilha. “Discutimos na sala de situação medidas para confirmar mais rapidamente.”
Segundo o ministro, até pouco antes das 18h, São Paulo ainda não tinha enviado o balanço do dia. “Então estamos optando por aguardar para divulgar os dados nacionais. Até este momento, só temos casos confirmados em São Paulo e no Paraná, mas é possível que novos casos sejam confirmados em São Paulo”, disse o ministro.
Laboratórios de referência
O ministro destacou que o CIATox da Unicamp ampliará a capacidade de realização de exames e passará a atuar como um dos laboratórios de referência.
“O CIATox vai ampliar a capacidade para realizar exames. Estamos colocando à disposição — eles confirmaram que têm capacidade de fazer até 190 exames por dia”, afirmou.
Além disso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também colocará seu laboratório à disposição para apoiar tanto São Paulo quanto outros estados.
“Vamos ter os dois laboratórios como referência para o Brasil como um todo”, completou o ministro.
Ministro Alexandre Padilha nesta quinta-feira (2)
TV Globo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *