Ministro Rui Costa fala sobre hospedagens para a COP em Belém
Durante visita às principais estruturas da COP 30 em Belém, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo vai acionar a Justiça, se for necessário, para impedir a cobrança de valores abusivos na rede hoteleira da cidade.
“Para esses casos concretos [de preços abusivos] vamos buscar uma alternativa judicial, se for necessário”, afirmou o ministro durante coletiva de imprensa no Parque da Cidade.
O ministro afirmou ainda que preços elevados demais não condizem com a imagem que o Brasil quer transmitir ao mundo.
“Temos de reconhecer que há, de fato, empreendimentos comerciais que estão exagerando em demasia nos valores e nos preços, valores esses que não correspondem nem mesmo a preços internacionais em cidades muito caras do mundo, fora do padrão de razoabilidade”, afirmou Rui Costa.
Ministro da Casa Civil promete ação judicial contra preços abusivos em hotéis para a COP.
Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
O ministro destacou, ainda, que a imagem que precisa ser promovida de Belém é a de uma cidade acolhedora, conhecida pela sua culinária espetacular.
Em agosto, o governo do Pará, por meio da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), já analisava a possibilidade de entrar na Justiça por causa de preços abusivos de hospedagens para o período da COP 30, que será em novembro deste ano em Belém.
Durante a coletiva de imprensa, a vice-governadora Hana Ghassan destacou que 180 nacionalidades já se registraram e 49 mil solicitações de credenciamento foram feitas.
Visita técnica
Rui Costa vistoriou nesta quarta-feira (24) as obras do Porto de Outeiro, que vai receber os cruzeiros contratados pelo Governo Federal para hospedar delegações, e da Ponte de Outeiro, que pretende reduzir em até 20 minutos o deslocamento até o Parque da Cidade.
O ministro destacou que o Governo Federal já destinou R$ 6 bilhões para Belém em investimentos de infraestrutura e saneamento.
Visita ao Parque da Cidade | COP30 – Belém (PA)
Henrique Raynal | CC
LEIA TAMBÉM:
Navios de luxo vão ter 6 mil leitos na COP30, mas ficarão a mais de 20 km dos eventos em Belém
Nesta última terça-feira (23), o ministro acompanhou outras obras na capital paraense a fim de verificar andamentos dos preparativos da conferência climática da ONU.
Participaram também a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP 30, Hana Ghassan; o ministro do Turismo, Celso Sabino; a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia; além de outras autoridades estaduais.
A comitiva visitou os espaços da Zona Azul (Blue Zone) e da Zona Verde (Green Zone), no Parque da Cidade, cuja estrutura está 99% concluída, segundo o governo.
O ministro também fez vistorias em hotéis e na Vila Líderes, onde ficarão hospedados os delegados da COP. O espaço está com 90% das obras finalizadas e, após a COP30, será utilizado como sede administrativa do governo estadual.
Ainda em Belém, o ministro aproveita a agenda para atualizar informações sobre as obras do Aeroporto Internacional de Belém, com 95% de execução, e sobre a revitalização do Porto Futuro 2, que está 99% concluída.
Ministro da Casa Civil faz vistoria em obras quase concluídas para a Cop 30 em Belém
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará