Modelo relata lesões após procedimentos estéticos em clínica de SC
A modelo Karim Kamada, de 51 anos, está enfrentando dificuldades profissionais após passar por um procedimento estético chamado caneta pressurizada com enzimas. Ela fez o tratamento em maio, nos glúteos e nas coxas, e desde então vem sofrendo com lesões graves, incluindo necrose, que é a morte de tecido.
Ao g1, Karim contou que buscou o procedimento justamente para retomar sua carreira como modelo. No entanto, devido às complicações, acabou perdendo oportunidades de trabalho e ainda não tem previsão de melhora.
“Eu já parei de fazer os testes porque eu não tenho ainda uma previsão correta de quando eu estarei bem”, resume.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Veja qual profissional pode aplicar a caneta pressurizada com enzimas
O procedimento foi feito em uma clínica de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina pela profissional Vanderléia de Fátima Andrade Santos. Segundo a modelo, o procedimento foi vendido para ela como seguro e sem riscos.
Vanderléia é investigada pela Polícia Civil e a clínica dela foi interditada pela Vigilância Sanitária municipal (leia mais no fim da matéria).
Ao g1, a defesa da profissional informou aguarda mais informações do inquérito, e vai se manifestar assim que tiver acesso às informações.
Além da necrose, Karim relata que teve dores intensas, vermelhidão, febre local, inflamação severa, nódulos e celulite infecciosa.
🤔A presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Santa Catarina, Mariana Sens, explica que a chamada caneta pressurizada é um dispositivo que empurra substâncias pela pele usando pressão, sem agulha. “Ela não permite controle preciso de dose, profundidade ou local de depósito, requisitos essenciais em procedimentos injetáveis”.
Modelo Karim Kamada relata lesões sofridas após procedimento estético
Reprodução/Redes sociais
Noites em claro e crises de pânico
As noites também tem sido difíceis para a modelo. Karim conta que as sequelas têm afetado diretamente sua rotina, especialmente à noite, tornando o descanso difícil e doloroso.
“Tive crise de pânico porque uma das minhas cirurgias estava coagulando e começou a ficar latente. Isso me remeteu ao início dos processos em que houve a necrose. Então, quando dormia, sonhava que estava morrendo e não conseguia dormir”.
Agora, Karim já está medicada e os dias de grandes dificuldades para dormir têm se tornado menos frequentes.
Além das dificuldades para dormir, Karim teve outras manifestações físicas após as lesões, como dor de cabeça e outras dores pelo corpo. “Em muitos momentos, eu tive que ficar com a cabeça reta na cama e o corpo também começava a doer”.
Imagens fortes
g1
Lesões com pontos no glúteo direito (imagem à esquerda) e atrás da perna esquerda
Karim Kamada/Arquivo pessoal
Lesão na coxa direita, com pontos
Karim Kamada/Arquivo pessoal
Falta de informação
Karim diz que há falta de informação sobre procedimentos estéticos. Ela sentiu que não foi conscientizada sobre todos os riscos envolvidos (veja no final da reportagem as recomendações da Anvisa).
“É algo que se diz não invasivo, mas que pode levar a esse tipo de situação que vivi. Com certeza há falta de clareza sobre esse procedimento estético. Infelizmente hoje em dia não dá mais para confiar só na palavra das pessoas. Se eu soubesse, eu jamais teria feito”.
Mulheres denunciam falsa biomédica por falhas em procedimentos estéticos em SC
Médico acusado de causar lesões durante cirurgia estética em Florianópolis é alvo de operação
Influencer que perdeu lábio por uso de PMMA passa por 5ª cirurgia
Investigação da Polícia Civil
Polícia investiga denúncia de mulher que sofreu lesões após procedimento estético em SC
O delegado Regional de Jaraguá do Sul, Eric Uratani, confirmou que a Polícia Civil abriu uma investigação sobre o caso de Karim, que ela já fez exame de corpo de delito, em que foi constatada lesão, e que a clínica onde foi feito o procedimento foi interditada pela Vigilância Sanitária.
“Já foi realizado o primeiro exame de corpo de delito, mas, com o decorrer do tempo, serão realizados novos exames para se verificar se a lesão é apenas leve ou se pode caracterizar uma lesão grave ou gravíssima”, declara o delegado.
Ele também disse que, se outra pessoa se sentiu lesada, pode procurar a Polícia Civil. “Até o momento, a gente não tem conhecimento de outras vítimas, mas caso haja, elas podem trazer os fatos também, registrar. Podem ser incluídas no inquérito policial ou até gerar outros procedimentos investigativos em relação a elas”.
Interdição da clínica
A modelo denunciou a profissional para a Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul. O órgão esteve na clínica.
Na primeira vez, em 29 de julho, constatou irregularidades relacionadas à ausência de documentos obrigatórios para o funcionamento da atividade, como alvará sanitário e outros. Por causa disso, a clínica foi interditada.
Em 8 de setembro, a Vigilância recebeu mais uma denúncia de que as atividades continuavam no local.
O órgão esteve novamente na clínica, com auxílio da Polícia Militar, e foi lavrado um auto de infração.
A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul informou que será instaurado processo administrativo sanitário e que poderão ser aplicadas sanções, como multa e outras medidas previstas em lei.
A Vigilância Sanitária de Jaraguá do Sul informou que, durante a fiscalização, a responsável por realizar o procedimento não apresentou documentação que comprove formação técnica para exercer a atividade.
Nas redes sociais, a profissional diz que faz os seguintes procedimentos:
drenagem tailandesa
massagem modeladora
drenagem linfática
massagem relaxante
massagem relaxante com pedras quentes
massagem localizada
massagem funcional
tratamento facial completo
massagem somática
massagem 360
detox corporal
lipocavitação
aplicação de colágeno, enzimas e todos os injetáveis
bioestimuladores corporais
radiofrequência corporal e facial
Recomendações para um procedimento estético seguro
Para quem vai fazer procedimentos estéticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pede atenção a três pontos, para que tudo ocorra de forma segura:
Local autorizado
Produto aprovado
Profissional qualificado
Local
Verifique se o estabelecimento (clínica, consultório, salão, etc.) tem licença ou alvará sanitário. Em caso de dúvidas, consulte a vigilância sanitária da sua cidade.
Produto aprovado
Faça procedimentos apenas com produtos autorizados pela Anvisa.
Antes do procedimento, peça para o profissional esclarecer dúvidas. É importante saber:
nome do produto que será usado (incluindo ingredientes e data de validade)
cuidados necessários após a aplicação
possíveis riscos ou reações e o que fazer se isso acontecer
Veja no site da Anvisa como saber se um produto foi aprovado.
Profissional qualificado
Confira se a pessoa é habilitada para prestar o serviço que oferece. A formação pode ser comprovada por meio de certificado de treinamento, curso técnico, graduação ou especialização, conforme o caso.
A Anvisa destaca que não regulamenta ou fiscaliza o exercício profissional. Essas são atribuições dos conselhos federais e regionais de cada profissão, como o Conselho Federal de Medicina (CFM), Odontologia (CFO), Enfermagem (Cofen), entre outros.
O órgão também enfatizou que esteticistas não podem utilizar medicamentos em suas atividades. O uso é restrito aos cosméticos, ou seja, produtos de uso externo.
Dicas
A Anvisa também listou dicas para ter cuidado antes de fazer um procedimento estético. É preciso pesquisar avaliações na internet e conversar com outras pessoas sobre os prestadores dos serviços.
Desconfie diante das seguintes situações:
reclamações de clientes ou pacientes
promessas de tratamentos revolucionários ou soluções milagrosas, sem riscos, com resultados rápidos e 100% garantidos
procedimentos e produtos com preços muito abaixo dos praticados no mercado
dificuldade para marcar uma avaliação prévia ou para conhecer o local
profissional não esclareceu dúvidas ou não transmitiu segurança ao responder
A Anvisa não determina quais procedimentos estéticos são ou não permitidos no Brasil. A agência apenas regula produtos e aspectos sanitários relacionados à realização desses procedimentos.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias