Em 2025, o Brasil vive um novo boom da corrida de rua. É difícil precisar o motivo desse movimento: se ainda existe uma relação com a passagem da pandemia, ou se é em virtude da realização, neste ano, da 100ª edição da prova mais conhecida do país, a Corrida São Silvestre, ou se esse expressivo crescimento da prática esportiva é mais um episódio do fenômeno cíclico que já aconteceu em outros anos.
De qualquer forma, por qualquer que seja o motivo, o benefício da corrida de rua para a saúde física e mental é o mesmo e, em Montes Claros, a situação não é diferente do restante do país. O segundo semestre de 2025 está sendo bastante animado para os amantes da corrida de rua.
E existem opções para todos os gostos: prova para iniciantes com percurso plano (Outubro Rosa); prova noturna de 10k (Life Skull); prova com percurso sem pavimentação e com altimetria desafiadora (Pegada Ambiental).
As provas quase sempre acontecem aos domingos pela manhã, com início às 7 horas, e contam com algum tipo de apoio da Prefeitura de Montes Claros, normalmente, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude e da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans).
Os percursos costumam ter 5 ou 10 km e os valores de inscrição variam entre R$ 70 e R$ 100, o que dá direito a uma camiseta do evento, chip, número de peito e outros mimos que variam de uma prova para outra. Algumas provas conseguem reunir até 1.500 participantes em uma estrutura planejada para proporcionar todo o conforto e segurança que a comunidade running do Norte de Minas merece. Em outros municípios do Norte de Minas, com destaque para Janaúba, Porteirinha e Mato Verde, também têm acontecido provas esporadicamente.
E, quando as provas acontecem em Montes Claros, sempre há uma presença expressiva de atletas destes municípios e de locais mais distantes, o que acaba por movimentar a economia de Montes Claros, uma vez que o turismo de eventos esportivos cria demanda em setores como hotelaria, transportes, bares e restaurantes, entre outros.
Agenda
Para o mês de setembro estão previstas as seguintes provas: Crefito 4 Run (com percursos de 5 e 10k), no dia 14; 2ª Corrida Cross Country Pegada Ambiental (7k), no dia 21; e Eles com Elas pela Vida – 3ª edição (5k), no dia 28.
Como as provas são de organizadores diferentes não existe um endereço onde se possa fazer a inscrição para todas, mas, através de uma breve busca no Google, é possível encontrar informações de como se inscrever em cada uma delas.
Já para o mês de outubro estão previstas a 13ª edição da Corrida Outubro Rosa (5 ou 10k), no dia 5; e a 2ª Corrida e Caminhada da Maçonaria Norte Mineira (5k), no dia 26. Em novembro, no dia 9, acontecerá a 7ª Corrida dos Bombeiros (5 ou 10k); no dia 15, tem a Life Skull Night Run (5 ou 10k); e, no dia 29, a 1ª Corrida pela Igualdade – OAB Moc (5k). Em dezembro, no dia 13, será a vez da 4ª Corrida Solidária Inovar (5k). É bom se apressar, pois algumas já estão com as inscrições esgotadas.
MONTES CLAROS AVANÇA A PASSOS LARGOS E SE TORNA REFERÊNCIA REGIONAL EM CORRIDA DE RUA
SECOM-PMMC