Morte de bebê por suspeita de sarampo é descartada após exame em Marília


Creche de Marília retoma aulas e inicia vacinação contra sarampo após morte de criança
A Prefeitura de Marília (SP) informou, em nota divulgada nesta quinta-feira (9), que os exames realizados no caso do bebê de um ano e dois meses que morreu no domingo (5) com suspeita de sarampo deram resultado negativo para a doença.
Ainda segundo o comunicado, o teste para rubéola também apresentou resultado negativo, e outros exames complementares continuam sendo realizados no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, para identificar a causa da morte.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Isabela Bacchi Nascimento frequentava a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mãe Cristina. As aulas foram suspensas no local na segunda-feira (6) por prevenção e para desinfecção do ambiente.
Atividades na escola foram suspensas após morte de bebê por suspeita de sarampo em Marília
Prefeitura de Marília/ Divulgação
No retorno das aulas, na terça-feira (7), foi realizada uma ação de vacinação contra a doença de forma preventiva para os alunos e funcionários que estavam sem a imunização.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em Marília, 86,55% do público-alvo receberam a primeira dose da vacina e 73,25%, a segunda dose.
Marília contabiliza 39 casos suspeitos e a prefeitura reforça que a vacina tríplice viral é a principal prevenção contra a doença e está disponível em todos os postos de saúde da cidade.
Sintomas do sarampo
O sarampo é uma doença viral muito contagiosa e potencialmente fatal, transmitida pelo ar por meio de tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas. Os sintomas incluem febre, tosse, conjuntivite e a erupção característica de manchas vermelhas que se espalham pelo corpo.
A doença não tem tratamento específico, sendo o foco aliviar os sintomas e prevenir complicações, que podem ser graves, como pneumonia e encefalite.
Os sinais e sintomas do sarampo podem levar de oito a 18 dias para aparecer após o contato com uma pessoa infectada. A erupção cutânea ocorre após de três a cinco dias do início dos sintomas. Surgem manchas vermelhas que começam no rosto e atrás das orelhas, espalhando-se, depois, para o resto do corpo.
As complicações do sarampo podem ser graves e levar à morte, especialmente em crianças.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *